Vitrine Digital
Quantas vezes você entrou em uma loja porque foi impactante a primeira impressão que ela deixou?
Para explicar melhor o que é uma vitrine digital, basta descrever o termo com um dos melhores exemplos.
Pense em uma loja de roupas que exibe produtos na fachada e, além de exibir os produtos tradicionais, também possui telas fixadas mostrando de forma criativa, marcante e interativa alguns dos itens que você vende. Isso é uma vitrine digital.
É uma solução que oferece mais que apenas a divulgação digital dos produtos, consiste no uso de telas na entrada de uma loja, com o principal objetivo de atrair mais clientes ao ponto de venda, para alavancar as vendas e aumentar a exposição da marca.
É um poderoso recurso para transformar a comunicação no ponto de venda, pois torna o local mais inovador e ajuda a diversificar as estratégias de marketing do seu negócio.
É possível usar essa solução com diferentes dispositivos como televisões, painéis de LED, monitores profissionais, projetores ou inclusive um vídeo wall.
Dentre várias finalidades de montar uma vitrine digital, podemos listar algumas:
- Informar e entreter o público com informações que sejam relevantes, como preços, detalhes do produto, disponibilidade, versões e conteúdos para entreter as pessoas de acordo com o segmento da empresa;
- Persuadir os clientes com poderosos gatilhos mentais através de conteúdo digital criativo;
- Modernizar as instalações das lojas para se tornarem mais atrativas pela tecnologia que essa solução entrega;
- Diferenciar seu ponto de venda dos concorrentes, através do destaque que as telas proporcionam;
- Economizar com gastos em publicidade impressa; em setores como moda, existem mudanças constantes nos anúncios que são exibidos na loja, desse modo, os gastos com a impressão de material no ponto de venda é considerável.
Usar uma vitrine digital parece atrativo na teoria, mas pode soar um pouco utópico trazer potenciais clientes com tanta facilidade só atraindo olhares para as telas. Aqui temos algumas provas que demonstram a efetividade da estratégia:
8 em cada 10 clientes entraram numa loja porque a sinalização digital despertou o interesse deles
A publicidade digital em espaços públicos cativa mais clientes que internet ou Facebook
40% dos consumidores admitiram que o digital signage mudou sua decisão de comprar um produto por outro
70% das pessoas prefere publicidade digital
90% das pessoas se sentem em um ambiente moderno e inovador
83% pensam que melhoram a imagem da marca
A estratégia não só parece boa na teoria, mas prova que, na prática, também auxilia num ganho significativo para seu negócio.
Porém, sempre se deve considerar que o conteúdo continua sendo o principal fator.
Quando se trata de um negócio com um espaço físico é necessário entender os fatores e motivos para investir na comunicação no ponto de venda, pois é o local mais importante do varejo!
Não basta apenas colocar uma tela e exibir um conteúdo qualquer, esperando que os clientes cheguem por mágica. É necessário planejar o que vai ser mostrado, fazer uma boa segmentação do seu mercado e criar algo chamativo, persuasivo e inovador.
Quer saber como pode começar a sua vitrine digital?
É muito importante considerar que existem outros fatores ao montar uma vitrine digital, já que é preciso pensar bem no design e layout do espaço, neste artigo você pode descobrir como utilizar técnicas de merchandising ao seu favor.
O que preciso para montar uma vitrine digital?
Dependendo dos objetivos da sua estratégia de comunicação, da estrutura da sua empresa e o orçamento disponível, existem alguns tabus ao implantar essa solução, mas ter um bom planejamento e metas claras, deixam o cenário muito mais esclarecedor.
Partindo do zero, os principais elementos para montar essa estrutura:
- Um display (tela) ou dispositivo de transmissão de conteúdo digital.
- Um aparelho (player ou mini-pc) para gerenciar o conteúdo que será exibido.
- Conteúdo digital (imagens, vídeos ou arquivos digitais)
- Criatividade na hora da criação do conteúdo e planejamento para montar a melhor solução.
E aí? Já decidiu utilizar uma vitrine digital para atrair mais clientes? Se quiser conhecer mais sobre a solução, entender melhor os desafios ou falar com um dos nossos consultores, clique aqui.