TV Corporativa: o que é e como funciona?
Existem muitas formas de se criar canais de comunicação interna em uma empresa, como quadro de avisos, jornais corporativos, boletins digitais, etc.
Com eles, é possível difundir informações relevantes aos colaboradores e levar conteúdo para funcionários dos mais diferentes setores ou hierarquias dentro da empresa.
Porém, qual a real efetividade desses canais?
A TV Corporativa é uma ferramenta que vem mostrando utilidade e ótimos resultados, especialmente em médias e grandes empresas, onde o número de colaboradores que precisa ter acesso a esse tipo de informação costuma ser grande.
Para saber o que é, como funciona uma TV Corporativa e de que forma ela pode beneficiar a comunicação interna em sua empresa, continue acompanhando nosso post!
Temos também um canal no youtube onde falamos sobre Digital Signage. Neste vídeo, falamos sobre TV Corporativa!
O que é a TV Corporativa?
A TV Corporativa é um canal de comunicação digital que leva conteúdo e informação aos diversos funcionários de uma empresa.
Trata-se de uma ferramenta de grande efetividade, pois garante que o conteúdo entregue vai além de informações institucionais, o que chama a atenção do público que está ao redor de uma das telas.
Além disso, o conteúdo chegam ao público de forma espontânea, ou seja, sem que eles o procure. Basta estar tomando um café no corredor ou aguardando uma reunião no hall para saber sobre as notícias do dia, as métricas da empresa, ou informações de trânsito.
Esqueça o envio de newsletter toda semana, a impressão do jornal corporativo e a atualização do quadro de avisos.
Com a TV Corporativa, a comunicação interna da sua empresa se concentra em uma ferramenta mais completa, dinâmica e atual.
Pense em uma TV exclusiva para a sua empresa!
O conteúdo ali disponibilizado é rico e atraente, além de fornecer aos funcionários informações sobre lançamento de produtos, premiações, certificações, aniversariantes do mês, cotação do câmbio, previsão do tempo, mensagens motivacionais, entre outros.
Essa facilidade de difundir a informação faz com que ela chegue a um número muito superior de colaboradores, melhorando sensivelmente a comunicação interna da empresa.
Ainda que não seja sua finalidade, todo conteúdo difundido nesse mural corporativo digital pode até ser reaproveitado por canais de televisão pagos, por exemplo.
Como funciona a TV Corporativa
Ao contrário do que muitos empresários pensam, não é preciso uma estrutura extremamente complexa para instalar uma rede de TV Corporativa. É preciso uma conexão de internet de qualidade, com capacidade de suportar tráfego de vídeos.
Uma rede de TV Corporativa, em regra, não demanda uma conexão com a internet ativa 100% do tempo, exceto quando veicula informações relativas à previsão do tempo ou bolsa de valores.
Os televisores não são os mesmos equipamentos que um televisor comum, porém costumam ter uma vida útil cinco vezes superior ao aparelho convencional, e cada um conta com um dispositivo para receber e transmitir conteúdos, o que chamamos de player.
Também não são necessários funcionários com conhecimentos especializados para operar a rede, e em geral, as empresas acabam atribuindo ao setor de marketing ou recursos humanos a curadoria de conteúdo, e à equipe de TI a manutenção do equipamento.
Para que a TV corporativa tenha os efeitos desejados é fundamental que o posicionamento desses equipamentos seja estratégico, em locais onde haja um grande fluxo de colaboradores, garantindo que esse canal de mídia indoor tenha a difusão de conteúdo desejada.
Leia também: O que perguntar para os fornecedores na hora de comprar seus players de Digital Signage
Os benefícios da TV Corporativa
A TV corporativa oferece uma série de benefícios para as empresas que optam em investir nesse canal de comunicação.
Como ela é um meio bastante dinâmico, é possível difundir diversos conteúdos de educação corporativa, capazes de atingir os colaboradores sem que seja necessária a realização de treinamentos específicos – e custosos – para isso.
Esse tipo de comunicação otimiza a realização de diversas funções dentro da empresa de informações relevantes que podem passar despercebidas pelos funcionários no dia a dia.
O conteúdo institucional também pode ser utilizado em prol da produtividade, a partir de materiais motivacionais que têm por objetivo incentivar a valorizar o colaborador.
Por fim, a TV corporativa ainda pode representar lucratividade à empresa por meio da venda de espaço de publicidade a empresas parceiras que estejam em sintonia com o negócio e tenham interesse em vender produtos e serviços aos funcionários, por exemplo.
Imagine uma empresa de planos de saúde ou planos odontológicos que tem como foco pacotes corporativos. Esse tipo de parceiro pode ser um bom comprador para esse tipo de espaço.
Que tal utilizar a TV Corporativa para aprimorar a comunicação interna da sua empresa? Conte para a gente se você tem outras ideias de uso dessa eficiente ferramenta.