Tudo o que você precisa saber sobre comunicação no Ponto de Venda
O ponto de venda é o local mais importante do varejo, é onde todo o processo realmente acontece. São nestes metros quadrados que os clientes têm um contato mais visual com os produtos e podem comprá-los. Tornar o ponto de venda um ambiente convidativo é muito importante para atrair a atenção de quem passa por perto.
A comunicação começa logo na fachada da loja. Segundo uma pesquisa feita pelo Fedex, mais de 75% dos consumidores entram em lojas que não conhecem apenas pelo impacto causado pela sinalização da fachada. Outros detalhes como a organização dos produtos, a sinalização da loja e o bom relacionamento com os clientes também fazem parte dessa lista.
Por esse motivo é muito importante conhecer ideias, conceitos e estratégias sobre como se comunicar no ponto de venda. Não adianta apenas colocar cartazes ou banners se a empresa não contar com uma estratégia adequada. Ao criar uma mensagem, quem está recebendo esse conteúdo deve ser levado em consideração. É importante saber com qual tipo de público você está falando e desenvolver uma forma criativa de transmitir as informações.
Porque investir na comunicação no ponto de venda?
O comportamento do consumidor muda constantemente. Hoje, com as facilidades do ambiente virtual, muitas pessoas preferem pesquisar sobre os produtos antes de irem até às lojas físicas, ou então, usam canais de compra online e recebem os produtos em casa.
É importante destacar que 82% das decisões de compra são feitas na loja física. Além disso, o consumidor espera, de maneira inconsciente, receber mensagens que associam o ponto de venda ao produto ou marca desejados.
Uma outra pesquisa, realizada pela agência de shopper marketing in-Store Media, concluiu que o uso de mídia no ponto de venda gera um aumento médio de vendas de 17%, aumenta a intenção de compra em 44% e ajuda a melhorar a identidade da marca, aumentando 54% o top of mind.
Assim, a ambientação do ponto de venda ganha um novo momento e os cenários precisam encantar os consumidores e convencê-los a entrar. Portanto, a comunicação no ponto de venda não é uma despesa, é um investimento.
Conheça bem o seu Ponto de Venda
Antes de começar a otimizar a comunicação dentro da loja, é muito importante que você conheça bem o espaço que utiliza. Cada metro quadrado deve ser levado em consideração na hora de montar uma estratégia.
Lembre-se que a comunicação vai desde sinalizações indicando os locais dos produtos até maneiras de ter um feedback dos clientes. Portanto a disposição dos itens, a decoração do local e até o possível trajeto que os clientes farão ao entrar na loja devem ser analisados.
Criar uma estratégia de merchandising também é importante no planejamento. Consiste em uma ferramenta de atração para planificar formas de venda e aumentar a rotatividade dos produtos. Nessa estratégia, levamos em consideração: a localização e o entorno da loja, o design e os caminhos mais comuns feito pelos consumidores. Tudo isso ajudará na promoção dos produtos.
Quais os benefícios da comunicação?
Facilitar o processo de compra e tornar o ambiente mais atrativo são os principais benefícios de melhorar a comunicação no ponto de venda.
Uma pesquisa feita pela Nielsen mostrou os atributos que influenciam o consumidor na hora da compra. 56% dos entrevistados disseram que a localização dos produtos é importante para a decisão.
Diversos materiais podem ser usados para melhorar a comunicação no ponto de venda, o leque de opções é amplo. Abrange cartazes, gôndolas, telas digitais, entre outras opções. Cada uma traz uma solução diferente para o seu negócio. Veja alguns exemplos:
Stopper
São uma espécie de placas, muito usadas em supermercados para divulgar algum produto. A ideia é que o cliente realmente pare e analise aquele produto, por isso devem sempre ser colocadas na altura dos olhos.
Tabelas e etiquetas de preços
Muitas pessoas preferem entrar numa loja ou lanchonete que já tenha os preços dos produtos de forma visível. As tabelas podem ser colocadas nas paredes e as etiquetas ficam próximas aos produtos, ou coladas neles, no caso de lojas de roupas. Isso facilita a escolha do cliente.
Displays
Num mundo habituado com telas, os displays podem ser utilizados em favor do seu negócio. São uma boa forma de criar um ambiente familiar e atrativo para o consumidor. Além do dinamismo, eles trazem mais facilidade na hora de divulgar os produtos.
Placas de sinalização
Você certamente já entrou numa loja e ficou perdido enquanto procurava por algum produto. No dia a dia, isso pode ser um pouco irritante para o consumidor. As placas de sinalização ajudam o cliente a saber onde está o produto e isso facilita o processo de compra.
Preciso investir muito?
O preço é uma das preocupações de quem quer investir na comunicação no ponto de venda. Mas, como já falamos, o leque de opções é amplo e o preço varia de acordo com o material escolhido.
O importante é analisar a estrutura da empresa, entender onde a comunicação está falhando e escolher a solução adequada.
Você pode começar escolhendo soluções mais acessíveis que vão resolver problemas mais imediatos e, a partir dos resultados positivos, investir em outras opções que serão mais atrativas para os clientes. A criatividade também é importante! Veja 5 ideias de inovações no ponto de venda.
Além das opções que facilitam o processo de compra dos clientes, também é importante que eles se sintam mais próximos da marca. Criar um meio em que o cliente possa dar um feedback sobre a experiência ajudará nessa interação e poderá guiar as próximas ações.
A comunicação no ponto de venda tem uma influência direta na lucratividade da empresa. Portanto, deve ser feita através de uma presença forte e constante para estimular o consumidor a criar relações duradouras com a sua marca. Investir em materiais ricos melhora a experiência global e favorece as vendas.