Tendências 2022 em Digital Signage
O tradicional relatório de tendências da 4yousee, chega mais uma vez neste ano para se colocar à frente do que há de melhor em Digital Signage!
O futuro é agora, e o desenvolvimento de comunicação digital em telas nunca esteve tão acelerado por uma conjuntura de fatores únicos na história.
O “novo normal” já se tornou passado, e agora, mais do que nunca, antecipar-se nas tendências e investir em digital signage, é uma estratégia crucial para qualquer negócio estar preparado para os próximos avanços.
Saiba o que o mercado vivenciará em 2022 com a 4yousee!
Ano passado, as tendências que nós mapeamos se concretizaram e para este ano, apostamos ainda mais alto nelas!
Porque está tudo mais rápido que o comum, e nós da 4yousee estamos prontos para isso! Convidamos o nosso CEO, Joaquim Lopes, para discutir conosco as 5 maiores tendências em digital signage para 2022, e os horizontes não poderiam ser melhores!
Cheios de oportunidades! então vamos ao que interessa: conheça as apostas da 4yousee para 2022!
1- Tudo na nuvem:
Já foi-se o tempo em que se conectava uma unidade flash à tela para reproduzir conteúdo! Bem como as operações da 4yousee já operam há alguns anos, conteúdos, existe uma pressão ainda maior para que tudo que pudermos colocar online, assim seja.
A maioria dos processos em sinalização digital já pode ser controlada por meio de aplicativos baseados em nuvem. Bem como fazemos isso o tempo todo em nossas casas, com automações da Alexa, por exemplo, a comunicação em telas demanda que todos os envolvidos possam se encontrar online.
Seja para produzir, distribuir e acompanhar, Joaquim ressalta o caráter colaborativo: “é muito melhor trabalhar pela nuvem, é muito mais fácil trabalhar com um gestão descentralizada, não apenas pela distribuição dos conteúdos entre as telas, mas para que equipes possam trabalhar de forma colaborativa na estratégia dos conteúdos”.
Com o 4yousee Manager, nosso software baseado em nuvem, você pode trabalhar seus conteúdos diretamente no sistema – do smartphone ou computador -, e em seguida, programar seu conteúdo para cada tela que você possui – interna (mídia indoor) e externa (DOOH). Com o nosso Manager, você pode programar vários pontos, com conteúdo idêntico ou diferentes entre si.
É muito mais rápido e fácil controlar todas as coisas em um local central de onde você estiver.
Além de ser capaz agendar com antecedência, isso significa que você não precisa se preocupar em mudar os anúncios após o expediente e ficar até tarde!
2- Transmissão ao vivo Em 2022, estaremos fazendo como quem sabe: ao vivo!
A capacidade de transmitir ao vivo em sua sinalização digital permite todos os tipos de aplicação.
Sua sinalização não é mais apenas um painel de anúncios, agora você pode ter aparições de celebridades em sua loja através das telas, ou dar aos seus clientes acesso a lançamentos de produtos enquanto eles estão prontos para comprar! Oferecer esses momentos de “uau” pode dar aos clientes um motivo para entrar em sua loja e navegar.
Tudo isso enquanto esperam o início do evento. Você pode até usar cronômetros de contagem regressiva para aumentar o entusiasmo para o evento.
Nosso CEO ressalta a popularidade do conceito de lives que fica como uma grande herança dos tempos de Covid-19: hoje em dia, o conceito de lives é trivial para as pessoas, o Instagram trouxe isso, o YouTube, principalmente com a pandemia.
A partir disso, qualquer mercado vai surfar na comoditização desta tecnologia para as pessoas.
Assim que a sociedade está familiarizada com o conceito de transmissão vivo de vídeos, é mais fácil e oportuno levar isso para outros contextos: inclusive em lojas e para publicidade.
Outro ponto favorável é a popularização de tecnologias como o 5G que proporcionam uma experiência ainda melhor.” Com a 4yousee, já é possível realizar esse tipo de ação, inclusive pelo próprio YouTube!
Conheça esta e outras features que fazem da 4yousee a melhor solução em software para digital signage!
3- Conteúdo personalizado baseado em gatilhos:
Imagine se a sua tela pudesse mudar o conteúdo para corresponder aos desejos de cada uma das pessoas que passam por sua empresa?
Digamos que você tenha uma seguradora e venda seguros de automóveis e motocicletas. Uma câmera pode detectar que tipo de tráfego está passando pela sua loja e exibir um anúncio para aquele transeunte em particular. Quando a motocicleta passa, a placa pode exibir um anúncio de seguro de motocicleta.
Este tipo de recurso, de acordo com Joaquim, é complementar e reforçador de outras tendências já consolidadas!
Quando seus anúncios fornecem valor relevante em tempo real, os clientes se sentem mais confiantes e conectados. Ver a si mesmos refletida em seu conteúdo, aumenta o interesse nos produtos que você está exibindo, como já estamos começando a ver em algumas áreas fora do digital signage.
“A sinalização digital evoluiu a um ponto em que anunciantes ou patrocinadores podem chegar muito perto de replicar uma conversa em pessoa para se conectar com o público”,
Disse Carol McGury, vice-presidente da Smithbucklin, em um e-mail para o Digital Signage Today. “Você vê isso no varejo, transporte, hospitalidade, saúde, educação.
O conteúdo certo é entregue ao público certo na hora certa. Isso é o que todo comunicador, educador, anunciante ou patrocinador deseja. McGury acredita que a interatividade também continuará a evoluir por meio de sensores de sinalização digital, aproveitando a inteligência artificial e a conectividade de rede por meio da nuvem para levar conteúdo direcionado a públicos específicos.
A 4yousee mantém o pioneirismo e já desenvolve projetos especiais que atendem este tipo de demanda especial. Para viabilizar ações inovadoras com este tipo de tecnologia e estratégia, conte conosco!
4- Maior segurança:
Como com tudo neste mundo digital, esperamos ver um foco ainda maior na segurança, em 2022.
A verdade é que a sinalização digital é um alvo tentador para os hackers, precisamos falar sobre isso. Prevenir agentes mal-intencionados é algo que esperamos que o software de sinalização digital se concentre no próximo ano e nos próximos anos.
Manter seus pontos seguros deve ser uma prioridade! Em uma primeira instância, a 4yousee recomenda que você sempre ative a autenticação de dois fatores e atualize sua senha regularmente para garantir que as suas contas de qualquer natureza permaneçam seguras.
Os códigos QR, por exemplo, que renasceram no varejo, restaurantes e outros setores, permitem concluir uma compra, de forma rápida, conveniente e sem toque. Acreditamos que os QR code continuarão ainda mais populares nos próximos anos!
Um outro ponto de atenção à segurança também dos seus sites e canais veiculados, para que as telas não encaminhe o seu cliente para conteúdos indevidos.
Para o nosso CEO, “para que qualquer tecnologia ou recurso seja expandido, é necessário criar um cenário de confiança, principalmente com o avanço das políticas de privacidade e proteção de dados. Outros fatores que pavimentam a trajetória de desenvolvimento do digital signage nesse sentido são: a disponibilidade de conexão de internet rápida, de espaço de armazenamento na nuvem cada vez mais acessível. A partir do momento que fica mais seguro transmitir conteúdos digitais, é mais ampla a aplicação destes recursos para projetos de digital signage.”
5- Circulação no varejo e outros locais:
Para o varejista, isso pode significar custos indiretos mais baixos, pois menos funcionários podem ser necessários para atender a uma loja. Para os consumidores, pode ser uma experiência mais eficiente e agradável navegar e fazer seu pedido diretamente, em vez de esperar na fila para mandá-lo para outra pessoa.
McGury vê o boom na sinalização digital de transporte injetando dólares também no setor de hospitalidade. “No segmento de transporte, há uma grande população que viajará em números recordes nos próximos cinco anos”,
Disse também ao Digital Signage Today.”A hospitalidade se beneficia do aumento das viagens e a indústria de eventos tem sido líder em sinalização digital, mas muitos locais precisarão ser atualizados, uma vez que suas tecnologias existentes atingiram sua vida útil”.
Além disso, as atualizações de dados e lembretes devido à pandemia permanecem como realidade para 2022 e a sinalização digital também continua como uma poderosa aliada na difusão de informações indispensáveis.
Para Joaquim, as aplicações de digital signage se justificam todas pela alta circulação de pessoas nas imediações que se planejam telas ou conjuntos de monitores.
Atualmente, muito além de apenas despertar a atenção, as telas conduzem grandes experiências para os consumidores, com fluidez e estratégias de vendas mais assertivas e rápidas de serem implementadas com maior potencial de retorno.
E aí, preparado para mais inovação este ano? Lembramos ainda que até fecharmos este conteúdo ainda não encontramos mais informações sobre como a comunicação em telas se integrará a novos ambientes e formatos como o metaverso e os NFTs, que já despontam os primeiros experimentos conforme contamos aqui!
Essas são outras forças que impulsionam o desenvolvimento de projetos de digital signage, criando uma urgência ainda maior para que sua empresa esteja preparada para se articular nesta nova realidade.
Conte com a 4yousee para criar o seu projeto em digital signage! Com operações na América Latina e Europa, a 4YouSee reúne toda sua expertise para garantir o melhor resultado no seu projeto. Contate um de nossos consultores para explorar o mundo de possibilidades da comunicação em telas, clicando aqui! Até breve, com mais conhecimentos da nossa empresa para a sua.
Seeyou soon!