Comunicação utilizando telas no Varejo: Estratégias, Exemplos e Práticas de Sucesso
De acordo com pesquisas conduzidas pela in-Store Media, análises de ações reais evidenciam que a sinalização digital tem impulsionado aprimoramentos nos desempenhos de marketing de marcas que optaram por essa abordagem. A maioria dessas marcas está localizada no ponto de venda, resultando em incrementos de até 49% nas vendas de produtos planejados, além de um impressionante acréscimo de 78% nas vendas de novos itens.
A tecnologia revolucionou a maneira como nos comunicamos e conduzimos nossos negócios. Ok, isso é fato.
Mas como grandes empresas fazem da sinalização digital uma ferramenta chave para suas estratégias de marketing? Como elas a usam para atrair a atenção do público no mundo físico de uma maneira tão poderosa?Afinal, se utilizada da forma certa, a sinalização digital pode ser muito eficiente.
Do contrário, empresas como Walmart, não estaria planejando aumentar seus anúncios nos espaços físicos para aproximadamente 170 mil telas digitais, conforme publicado pelo site CNBC no início de agosto.
Então se você é varejista, dono de loja ou gestor em busca de melhorar suas estratégias de marketing no mundo offline, este artigo será muito útil para você.
Influenciando Decisões de Compra no Ponto de Venda
Imagine por um momento que está no supermercado realizando suas compras do mês. Com sua lista de compras em mãos você está agora no setor de doces. Você olha para lista e vê apenas “biscoito”. Tudo bem, você pega dois pacotes e coloca no carrinho…
Mas e aí que você se depara com um anúncio no telão do corredor. O anúncio? De um delicioso e cremoso chocolate ao leite que só de ver dá água na boca. Ao final do anúncio a oferta “Promoção: Pague 1 e leve 2 (promoção válida até 30/08)”.
E logo abaixo do telão, o que tem? O chocolate do anúncio. Naturalmente você pensa “Bem, já que estou passando por aqui, e está na promoção, por que não levo 2 desses chocolates?”.
O ponto de venda é um lugar crucial para influenciar as decisões de compra e penetrar na mente do seu consumidor, consolidando toda a estratégia de comunicação que também impacta em outros momentos (online, mídias sociais, TV, etc)…
Como vimos, ele é um verdadeiro oásis de oportunidades para o varejista que sabe utilizar bem as estratégias a seu favor.
Quão grande pode ser esse oásis? Isso depende de suas estratégias. De acordo com o estudo Signage Industry Latin America 2022, elaborado pela AVI Latin America, 92% dos consumidores apontam a sinalização digital como um elemento de melhoria da imagem da loja.
E 85% garantem que ela melhora a percepção dos produtos anunciados.
Isso significa que o cenário em si já está quente para boas estratégias de sinalização digital em pontos de venda. O que falta é… direcionamento para elas.
Vamos ver mais a fundo?
Personalização que faz a diferença
Apenas mostrar um produto aleatório nas telas não é estratégico. Inclusive, isso pode deixar seus consumidores irritados ao invés de empolgados.
Andrew Lipsman, analista de varejo e comércio eletrônico da Insider Intelligence, disse que os varejistas precisam agir com cautela para evitar a criação de anúncios estilo “pop-up” (janelas de notificações que abrem no navegador) no mundo real.
“Existe uma preocupação de parecer muito com a Times Square”, disse Lipsman.
O que fazer então? O primeiro passo é entender como os compradores respondem aos anúncios.
Se você entende como o consumidor responde aos anúncios, e consegue medir isso através de métricas, você pode aprimorar as campanhas de acordo com elas.
Um ótimo exemplo é Ryan Mayward, Vice-presidente do Walmart Connect, que adicionou as sinalizações digitais nas lojas “de maneira muito deliberada e cautelosa” após saber como os compradores respondem aos anúncios.
Quando bem feito, ele disse que os anúncios podem melhorar a experiência dos compradores e aumentar as vendas.
Por exemplo, segundo Mayward,“um cliente pode procurar uma barra de som depois de aprender sobre o produto na parede de TVs ao passar pelo departamento de eletrônicos”.
“Eles podem decidir comprar um pote de molho depois de ver um vídeo dele perto do corredor de seu pacote de batatas fritas favorito”.
“É um momento publicitário complementar”, disse ele. “Está ajudando você a fazer conexões entre dois produtos diferentes e decidir que talvez precise desse segundo item”.
Conseguiu compreender o raciocínio?
A sinalização digital pode se tornar uma poderosa ferramenta de comunicação do seu negócio.
Segundo as palavras de Mark Boidman, diretor de mídia da empresa de investimentos Solomon Partners, localizada na cidade de Nova York, a sinalização digital proporciona uma chance singular, que a publicidade online não pode imitar.
“É melhor atingir as pessoas com vídeo quando você está a alguns corredores de distância, em vez de a quilômetros de distância”, disse Boidman.
Falamos sobre o Walmart pouco mais acima. E que a gigante do varejo planeja aumentar seus anúncios para mais de 170 mil telas, está lembrado?
Então, uma das estratégias adotadas foi a de incentivar a interação do público com as telas, por meio de códigos QR, exibindo opções de compras online, ideias de refeições ou informações sazonais.
Outra estratégia foi vender espaços publicitários para parceiros que desejam anunciar dentro de suas lojas. O que é incrível, pois é outra maneira de capitalizar o enorme alcance da empresa e expandir para negócios com margens mais altas.
Na verdade, todas as estratégias de sinalização digital realizadas pelas gigantes do varejo são orientadas pela seguinte pergunta: O que meu consumidor busca?
Por isso, chegamos à conclusão lógica: entenda a jornada do consumidor.
Essa foi, é, e sempre será a melhor base para construir estratégias de sinalizações digitais realmente eficazes.
Entender seu consumidor, conhecer sua jornada, saber o que ele quer, como impactá-lo de maneira assertiva.
Como você o entende? Os dados vão te apontar isso.
Através deles você toma decisões com base em números claros e precisos. E contra números, não há argumentos.
Considere dados como: Áreas mais visitadas da loja, produtos mais buscados, horários de maior fluxo, a maneira como seu cliente interage com um produto, renda média do seu consumidor, faixa etária, gênero, entre outros.
Pense nesses dados como o guia mais confiável para a estratégia de sinalização digital certeira.
Exemplo: se você identifica que em 3 dias na semana, o setor mais visitado da sua loja foi o de doces, pode ser uma ótima ideia posicionar os 3 doces mais vendidos em destaque, logo na entrada da loja.
E o melhor, depois de tomar essa decisão, poder avaliar se os resultados esperados foram alcançados.
Ter dados sobre seu consumidor tornará suas estratégias precisas. Além disso, a experiência do cliente será bem melhor! Sem parecer que você está empurrando produtos aleatórios.
É como uma analogia famosa no mundo dos produtos, que diz: Não encontre um público para o seu produto, encontre um produto para o seu público.” – Isso diz respeito a justamente ofertar/anunciar aquilo que seus consumidores procuram, e não tentar “empurrar” algo que não tenha fit com ele.
E que melhor forma de olhar esses dados, senão através de uma solução completa de análise de dados?
Com o 4yousee Analytics você tem os dados de que precisa para entender toda a jornada do seu consumidor.
Por meio desta solução inovadora, suas estratégias de sinalização digital serão guiadas pelo que seu público mostra.
Com o 4yousee Analytics você pode:
- Posicionar um produto da melhor forma;
- Fazer promoções mais assertivas;
- Aprimorar campanhas;
- Realizar testes A/B;
- Otimizar estratégias de merchandising;
- Dimensionar a equipe correta para os dias e horários de maior fluxo;
- Criar campanhas personalizadas, exibindo o anúncio certo, no dia certo, para o público certo;
E muito mais!
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