Saiba como o Digital Signage ajuda a reduzir a percepção do tempo de espera
A utilização do Digital Signage (DS) no meio corporativo aumentou significativamente nos últimos anos, seja na divulgação de produtos, nos informativos de empresas para seus funcionários ou clientes, treinamentos, entretenimento, horários de partida de determinados meios de transporte, entre muitas outras.
Uma característica muito interessante do Digital Signage é que a utilização desses painéis informativos ajuda a reduzir a percepção do tempo de espera em filas, salas de espera, terminais de transporte público, etc.
Dessa forma, é possível entreter o público em filas de banco e supermercado, ou enquanto esperam o embarque no aeroporto mostrando conteúdos de qualidade, o que pode ser um grande desafio, requerendo muito estudo e planejamento.
As soluções de Mídia Digital Indoor demonstram ter um grande potencial de alcance e capacidade de despertar o interesse do público, mesmo diante de uma geração que está vivenciando uma era plenamente digital.
Reduzindo a percepção do tempo de espera
Quem nunca ficou aborrecido por passar bastante tempo aguardando um determinado atendimento, enfrentando o tédio no aeroporto ou em uma sala de espera? Não é nada agradável, certo?
Muitas pessoas ficam tão entediadas a ponto de desistirem ou até de reclamarem com atendentes ou com seus companheiros de espera, gerando desconfortos.
Essa situação piora muito quando não há nada para distrair e entreter o público. Muitos estabelecimentos utilizam técnicas antigas, como disponibilizar revistas, mas não é o suficiente. Mas então, o que fazer?
Gestão de fila
As ferramentas tecnológicas de gestão de filas tradicionais passaram a expandir suas funções para conseguir se conectar com dispositivos de Digital Signage.
Dessa forma, conseguem transmitir informações de forma mais inteligente, deixando assim de ser uma mera plataforma de gestão do atendimento para tornar-se uma ferramenta de entretenimento e informação.
A partir do momento em que ocorre a integração de um sistema de fila de atendimento com um canal de DS – seja chamando o cliente para a frente, ou tornando transparente nas mídias o tempo estimado em que ele permanecerá na fila –, você gera satisfação no cliente, pois deixa nítida a preocupação no atendimento ao público.
Dessa forma, é importante que sejam transmitidos conteúdos de interesse do seu público, capazes de entreter e transformar o tempo das pessoas na fila em uma experiência mais agradável.
Estudos comprovam que o Digital Signage consegue reduzir em até 35% a percepção do tempo de espera em “check-outs”, como você pode ler nesse blog post onde falamos um pouco mais sobre o assunto.
Esse zelo com o conteúdo que está sendo transmitido refletirá na redução da percepção de tempo de espera do cliente e na sensação de estar “perdendo tempo”.
Melhor utilização do tempo
O Digital Signage permite explorar grandes possibilidades, como divulgação de produtos e transmissão de informações importantes, viabilizando assim, o fortalecimento da marca.
Mas, escolher o conteúdo certo é fator crítico de sucesso. E nos casos de espera forçada, a escolha desse conteúdo deve ser ainda mais criteriosa, pois é preciso que gere um forte impacto na percepção de tempo de espera do cliente.
Alguns conteúdos que podem ser utilizados nesse caso são:
- Notícias diversas e atualizadas
- Quizzes
- Agenda de eventos locais
- Variedades (lançamentos no cinema, trailers, dicas, etc)
É importante que a escolha desses conteúdos leve em consideração o perfil do seu público, de forma a exibir informações relevantes e que realmente possa entretê-lo, ajudando a reduzir a percepção de espera.
E você, o que acha? Tem mais sugestão de conteúdos para usar em situações de espera forçada para reduzir a percepção do tempo de espera? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
[…] A partir dessa ideia, não tenha medo de inovar com diferentes conteúdos no seu menu board digital. Ao ousar na apresentação dos seus produtos, o cliente fica mais atento ao que é exibido e deixa a espera nas filas menos entediante. […]