Pense fora da caixa! Conheça 5 possibilidades de mídias nada convencionais para atingir o seu público
Com tantos anúncios tentando nos conquistar a todo momento, se não houver um diferencial na abordagem, muitas pessoas podem passar despercebidas. Por isso, cada vez mais, têm surgido mídias alternativas para tornar a comunicação mais eficiente.
Se você precisa de uma campanha diferenciada, nada de focar apenas em rádio, tv, web, jornais e revistas. É preciso fugir do convencional! Ou usar o convencional combinado com outra estratégia. Pensando nisso, listamos 5 dicas para te ajudar a pensar numa ação inovadora para divulgar a sua marca. Confira:
Marketing de Guerrilha
Está buscando um forma de impactar o consumidor e criar uma experiência memorável? O marketing de guerrilha é uma tática efetiva e pouco convencional. Pode ser usada para promover produtos ou para divulgar a marca.
O Marketing de Guerrilha pode ser descrito como uma estratégia inesperada e inovadora, focada na criatividade, sendo, às vezes mais agressiva do que as outras mídias. Veja alguns exemplos:
O Marketing de Guerrilha também pode vir com interações com os clientes. Ums dos cases de sucesso mais famosos é o da Coca-cola, que com apenas uma máquina de refrigerante instalada em uma universidade conseguiu impactar diversas pessoas e transmitir sua mensagem. Confira no vídeo:
O que torna esse tipo de publicidade efetivo é que ele pode ser inserido na rotina das pessoas de forma simples e natural, sem que haja uma imposição de algum produto. Por outro lado, é tão chamativo que é praticamente impossível que seja ignorado, criando acima de tudo uma impressão duradoura na mente dos clientes.
Displays
Telas são naturalmente atrativas e têm a capacidade de fisgar facilmente a atenção das pessoas. Atualmente existem diversas opções para quem busca essa solução.
O Digital Signage ainda enfrenta alguns tabus no varejo, mas é uma excelente forma para atingir seu público. Podem ser usados para montar um menu digital, diminuir a perceção do tempo de espera e para divulgar produtos.
Já imaginou ter uma projeção holográfica do seu produto? Com o digital signage esse desejo pode ser tornar realidade. Usando uma cortina de fumaça produzida por micro vapor de água, é possível criar projeções que, com certeza, conseguirão atrair a atenção dos seus clientes. Veja um exemplo:
A projeção holográfica não precisa fazer parte do dia a dia da loja. Pode ser usada em situações específicas, como destacar um produto que é lançamento ou está em promoção.
Se você procura por algo mais simples, não se preocupe. Existem outras opções de displays que também são muito atrativas e geram bons resultados.
Segmentar os anúncios através da tela, por exemplo, é uma forma de garantir que o seu conteúdo irá atingir o público certo. Através de uma câmera instalada na tela, o sistema consegue identificar o gênero, idade e a reação da pessoa que está olhando. Dessa forma a tela irá exibir anúncios de acordo com as informações do espectador. Veja no vídeo:
Locais pouco convencionais
Já foi ao banheiro de um bar e viu um anúncio na parede? Ou um cartaz pregado em um ônibus?
Tanto o ônibus quanto o banheiro são locais onde passam muitas pessoas e não possuem muitas distrações, ou seja, é fácil fisgar a atenção delas. Estes são locais onde sua marca aparecerá de maneira direta portanto, é uma boa aposta para inovar.
Podem ser usados cartazes comuns ou até mesmo displays, que seriam mais atrativos e teriam mais chances de serem notados. Em ônibus os cartazes geralmente são utilizados para propagandas institucionais e comunicados da prefeitura da cidade. Mas algumas empresas de transporte já oferecem serviço de TV digital nos veículos. Em ônibus de excursões essa estratégia seria uma boa forma de atrair turistas para o seu negócio.
Além de chamar atenção do público, você ainda tem a possibilidade de segmentar as mensagens, criando um anúncio para o público feminino e outro para o masculino. Ou apenas para pessoas de uma linha de ônibus específica, por exemplo.
Esse são locais que fazem parte do dia a dia das pessoas, portanto, a linguagem mais adequada para os anúncios seria a informal, utilizando o bom humor e imagens mais descontraídas para transmitir a mensagem.
Flash mobs
Era uma tarde qualquer de setembro no centro do Rio de Janeiro. Eis que a cantora Ludmilla surge com vários dançarinos e faz uma performance surpresa para todos que estavam passando no local.
A ação foi feita para divulgar a música “Invocada”, parceria da cantora com Léo Santana. O resultado não poderia ter sido melhor. O centro da cidade carioca parou para ver a performance e diversas pessoas foram impactadas. A música chegou ao top 10 do Spotify Brasil e é, atualmente, o vídeo de parceria mais visto do canal de Ludmilla no YouTube. Veja como foi:
Essa estratégia também faz parte do Marketing de Guerrilha que citamos acima. Apesar da manifestação artística, os flash mobs podem agregar valor às marcas e criam uma experiência diferente para as pessoas que estão naquele local.
Em 2012 a famosa marca de balas “Tic Tac” também realizou uma ação parecida na cidade francesa de Rouen. A ideia era chamar a atenção sobre o poder que as pastilhas têm de renovar o hálito dos consumidores.
Na ocasião, várias pessoas estavam andando normalmente em uma praça enquanto um homem solicitava informações para uma “vítima”. Quando a pessoa começava a responder o homem desmaiava e era acompanhado por todos ao redor. Um telão instalado no local mostrava pessoas desmaiando em diversos locais do mundo. Até que alguém começa a gritar por “um Tic Tac” e no momento em que a pessoa finalmente coloca a bala na boca, todos se levantam e aplaudem. Veja o momento:
Essas ações costumam ser mais caras e demandam uma estratégia mais bem definida. Mas com criatividade e planejamento os custos podem ser menores e os resultados serão efetivos. Podem facilmente ser adaptados para lojas e outros segmentos do varejo.
Um ponto a ser destacado sobre os flash mobs é que, além de causarem impacto nos consumidores, também possuem uma alta capacidade de gerar mídia espontânea. Ou seja, são divulgados em veículos de mídia, o que ajuda a gerar valor para a marca.
Interação nas redes sociais
Criar uma campanha que liga o físico ao digital também gera muita visibilidade. Neste ano, a Uber, prestadora de serviços de transporte por aplicativo, lançou uma campanha com o piloto de automobilismo mexicano Checo Perez.
Checo se ‘disfarçou’ de motorista para surpreender os passageiros. O resultado: diversas pessoas que entraram no carro tiraram fotos com ele e postaram em redes sociais. Dessa forma, o nome da marca era citado várias vezes. Veja como foi a campanha:
Mas o que fazer para realizar uma campanha com um orçamento menor? Não se preocupe, nem todas as campanhas precisam de uma celebridade para agregar valor à loja.
Recentemente, a Tim, empresa de telefonia móvel e a Samsung, da área de tecnologia, realizaram uma campanha bem simples para divulgar o novo Galaxy A20 e aumentar as vendas nas lojas da Tim. O título era “É só postar!”, funcionava da seguinte forma: o cliente comprava um smartphone e se postasse uma selfie dentro da loja com as hashtags da campanha pagaria uma parcela a menos.
É claro que a campanha foi divulgada na televisão e em outros veículos. Mas a estratégia é bem simples e pode ser adaptada para outras lojas. Por exemplo:
- uma loja de roupas que, no momento da compra, pede para os clientes marcarem o perfil da loja para que eles repostem a foto. Uma forma simples de aumentar a visibilidade da loja e divulgar os produtos.
- uma sorveteria ou lanchonete que oferece desconto para os clientes que postam fotos dos produtos na redes sociais e marcam o perfil da loja.
Usar as redes sociais para interagir com os clientes vai aumentar bastante a visibilidade do seu negócio. Mas não se esqueça de postar outros conteúdos interessantes que agregam valor no dia a dia dos clientes. É importante que as pessoas vejam um sentido para seguir sua página.
Independente da mídia que você escolher para fazer seus anúncios, pense que as pessoas já estão acostumadas com a publicidade no dia a dia. Portanto, seja criativo para criar conteúdos que atraiam a atenção delas e despertem a curiosidade sobre o seu negócio.