Painel de LED no ponto de venda: Investimento ou Despesa?
É inegável o aumento expressivo do número de displays digitais que vemos quando saímos de nossas casas.
Para o cidadão “comum”, que não trabalha na área ou que não tem muita informação sobre Digital Signage, pode ser algo que nem chame tanto a atenção mais, ou apenas passa despercebido.
Mas se você, assim como eu, de alguma forma está envolvido no mercado de Digital Signage, certamente presta mais atenção em todas as telas que você vê nas ruas, nas lojas e em vários outros tipos de lugares, talvez até seja mais crítico.
O interessante é que, mesmo com esse inegável aumento do número de telas, ainda vejo muitos empresários e tomadores de decisão questionando sobre o retorno desse investimento em comunicação usando displays digitais.
Para discutirmos sobre a viabilidade de se investir em Digital Signage, vamos limitar o nosso universo de análise, para se ter uma perspectiva melhor para considerar o uso dessa estratégia. Falaremos a partir de agora de painéis de LED em pontos de venda.
Reparem que restringimos bastante nossa análise, pois tratamos de um tipo específico de display (o painel de LED) em um contexto de uso específico: varejo.
Como começar do jeito certo?
O erro mais comum que vejo acontecer é quando as empresas procuram por soluções de LED em suas lojas de uma maneira puramente reativa.
Isso significa reagir a algo que não seja um problema real ou a identificação clara de uma oportunidade.
No entanto, quando falamos de varejo, o uso de painéis de LED deve impactar em 2 indicadores relevantes: número total de transações e ticket médio.
Aqui começamos a trabalhar a ideia de retorno do investimento nesse tipo de comunicação.
Para aumentar o número total de transações, um painel de LED pode ser instalado de maneira que possa ser visto por pessoas do lado de fora da loja ou estabelecimento. Com mensagens claras e que comuniquem promoções ou vantagens para os potenciais clientes, é possível fazer com que mais pessoas entrem na loja para comprar, aumentando o número total de vendas em um dado período.
Os painéis instalados dentro das lojas também podem ser usados para aumentar a taxa de conversão, ou seja, aumentar a proporção de compradores reais dentro do universo total de pessoas que entram na loja, e não necessariamente compram alguma coisa.
Já o aumento do ticket médio tem a ver com a capacidade das mensagens veiculadas no painel de influenciar o comportamento de compra do cliente. Fazer promoções que incentivem a compra de mais itens do mix de produtos, fomentar promoções do tipo “Leve 3 e Pague 2”, ou direcionar produtos baseado no conhecimento do perfil de público num determinado horário, são ações que podem aumentar de forma significativa o faturamento de uma loja.
Realização de Pilotos
Antes de se planejar uma implantação de grande volume de painéis de LED, o que normalmente requer investimentos muito significativos, é importante realizar projetos pilotos para comprovar que se conseguirá obter os resultados esperados.
Projetos pilotos nada mais são que versões menores de projetos reais de grande volume de investimento, onde se busca antecipar, prever ou comprovar resultados e dificuldades que serão enfrentados nos projetos reais.
Algumas práticas, no entanto, podem aumentar as taxas de assertividade do seu projeto piloto.
Uma prática muito importante é testar o pior caso. Para uma rede de lojas com abrangência nacional, por exemplo, testar o pior caso significa instalar um painel de LED em uma loja situada em uma cidade onde a disponibilidade de internet é precária e, se possível, onde haja intermitência constante no fornecimento de energia.
Se você conseguir fazer a tela funcionar bem nesse cenário significa que você está preparado para o pior caso e portanto a maioria dos desafios que irá enfrentar serão mais simples do que os já experimentados durante a fase de piloto.
Outra prática importante é comprovar a eficácia da comunicação. Para isso, recomendo que se escolha 2 ou 3 indicadores para serem medidos. Um bom exemplo é medir o número total de transações e a quantidade de vendas de um determinado produto durante a fase de projeto piloto, comparando esses números com aqueles obtidos durante um mesmo período de tempo anterior à instalação.
Fazendo Roll-outs
Uma vez que o projeto funcione no pior caso e que os indicadores demonstrem aumento de vendas que compensem o investimento, significa que já se tem uma luz verde para avançar.
Nesse momento, provavelmente sua empresa já terá feito uma análise dos fornecedores que participaram do piloto – é recomendável que se avalie dois ou mais.
Negocie bem os prazos e SLAs, entenda as tecnologias de software utilizadas, procurando sempre como essa soluções irão atender suas necessidades a médio e longo prazo além de suportar as expectativas atuais.
Monitorar o desempenho do projeto ao longo do tempo é essencial. É sempre recomendável fazer testes na forma de comunicar e empregar as tecnologias, para validar hipóteses e otimizar o uso dos investimentos realizados em comunicação usando painéis de LED.
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