Painel de led indoor
Despertar o interesse do público diante da quantidade de estímulos e mensagens que somos submetidos desde o momento que acordamos até o momento em que vamos dormir é um desafio imenso para os profissionais de marketing e mídia. A riqueza de meios e formatos tem deixado nossa atenção cada dia mais dispersa, seja no online ou offline. Diante desse cenário, o painel de led indoor é uma alternativa eficiente quando o objetivo é comunicar de maneira dinâmica em ambientes internos.
Aplicações do painel de led indoor
Seja para exibir anúncios no corredor do shopping, ou o desfile da última coleção em uma loja, ele é muito versátil e pode ser usado em diversos contextos. Veja algumas possibilidades:
Nos Supermercados
Associar conteúdos úteis à promoções é uma boa estratégia para vender mais. Pense por exemplo em usar os painéis de led indoor para exibir receitas apresentadas por um chef de cozinha. Intercale no vídeo ofertas dos ingredientes recomendados no passo a passo do preparo.
Bingo! Este é o artifício perfeito para criar histórias que envolvem os clientes no momento da compra, capturando sua atenção e ativando vendas.
Nos Hospitais
Priorizar o atendimento de acordo com a gravidade do estado de saúde dos pacientes é de extrema importância para não agravar o quadro do doente e garantir a eficiência do serviço. O protocolo de Manchester é bastante utilizado para organizar a atividade. A técnica consiste em classificar as pessoas que chegam ao hospital em 5 níveis que relacionam o estado de saúde ao tempo máximo de atendimento.
Para garantir que não seja ultrapassado o limite estabelecido pelo protocolo é essencial usar sistemas de gestão de filas que automatizam o atendimento. Ele orienta o paciente por meio da exibição de senhas em uma tela.
Para hospitais que possuem uma área de recepção grande, usar painéis de led indoor para exibir estas informações é uma opção viável, já que pequenas telas podem não ser suficientes para despertar a atenção das pessoas que aguardam atendimento.
Nos Shoppings Centers
Locais próximos às escadas rolantes e corredores têm grande trânsito de pessoas, por isso não podem ser desperdiçados pela área de marketing. Painéis de led são perfeitos para comunicar nesses espaços.
Nas Universidades
A área de convivência é um espaço para atualizar os alunos de tudo que acontece na instituição. Notícias, campanhas institucionais,eventos podem ser divulgados de forma muito atraente pelos painéis.
Benefícios do painel de led indoor
Formatos de conteúdo que despertam maior interesse
Ao possibilitar explorar formatos de conteúdo mais interessantes e dinâmicos, o painel de led indoor traz várias vantagens para veiculação de anúncios, ofertas e campanhas promocionais quando comparado aos meios estáticos:
Vídeos, animações, imagens, Qr codes dão vida a comunicação ampliando o leque de possibilidades para os profissionais de marketing desenvolverem estratégias robustas que engajam, aumentam o recall da campanha e influenciam os consumidores em suas decisões de compra.
Alto impacto visual
O contraste proporcionado pela variedade de cores e diferentes configurações de brilho aguçam a visão tornando as mensagens exibidas pelo painel de led indoor impossíveis de serem ignoradas, desta forma ela atinge um grande número de pessoas.
Facilidade para gerenciar conteúdo exibido
Formatos impressos em lona ou papel demandam logística cara e demorada a cada alteração na comunicação. Em um shopping por exemplo ao iniciar uma nova campanha, é necessário criar o layout, enviar para impressão na gráfica, arcar com custos de envio, destinar um colaborador para substituir a mídia da campanha anterior, enfim, esse processo é muito longo e qualquer imprevisto pode atrasar o início da veiculação.
Ao usar um painel de led indoor fica muito mais fácil. O trabalho de instalação acontecerá apenas uma vez. Todo o conteúdo exibido será gerenciado por uma plataforma online. Basta abrir o navegador de internet e com poucos cliques alterar o conteúdo que será exibido, programar data de início e término da campanha.
Diferença entre painel de led indoor e outdoor
De maneira geral, eles se diferenciam em relação ao local de instalação e proteção dos componentes.
Enquanto o painel de led indoor será posicionado em ambientes protegidos de intempéries como o interior de shoppings, supermercados e lojas, os painéis outdoor serão instalados em áreas externas de prédios e ruas movimentadas, demandando desta forma, proteção adicional para os componentes internos suportarem condições climáticas extremas relacionadas à chuva, sol, altas e baixas temperaturas.
O que considerar antes de escolher um painel de led indoor
Brilho da tela
Configurar o brilho correto do painel para cada aplicação, otimiza a experiência de visualização das pessoas. Muito brilho causa desconforto enquanto pouco prejudica a legibilidade do conteúdo.
Para ambiente interno o brilho mais comum é de 500 a 1.500 nits, mas se o ambiente for muito claro ou tiver exposição direta de luz solar tente manter a configuração entre 1.500 e 2.500 nits. Não deixe de conferir nas especificações técnicas se o produto consegue chegar a estas faixas de brilho.
Distância entre pixels (pixel pitch)
A distância entre os pixels impacta diretamente no preço e no desempenho visual do painel de led. Você pode utilizar a fórmula abaixo como parâmetro para definir a densidade dos pixels:
Distância entre pixels (mm) = distância de visualização ideal (mm)*(0,3 a 0,8)
Distância de visualização ideal = Distância estimada entre tela e público.
Software para gerenciamento
Escolher uma boa plataforma para gerenciamento da rede de telas é muito importante para garantir que todas as mídias programadas sejam exibidas conforme planejado.
Sistemas instáveis que deixam os conteúdos indisponíveis a todo tempo e suporte técnico ruim são grandes problemas. Por isso fique de olho no SLA de disponibilidade e suporte técnico oferecido pela empresa.