O que é e como fazer um Midia Kit completo?
Se você atua no mercado de publicidade certamente já ouviu falar de Midia Kit. Essa é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que atue como veículo e permita que outras empresas comprem espaços publicitários. Mas muitas pessoas que trabalham com Sinalização Digital têm dúvidas sobre o que é um Midia Kit, quais informações ele deve disponibilizar e como prepará-lo e divulgá-lo para possíveis anunciantes. Neste post iremos tirar todas essas dúvidas.
- O que é Midia Kit?
- Como fazer um Midia Kit?
- Colocar ou não colocar preço no seu Midia Kit?
- O Visual do seu Midia Kit é muito importante!
- Cuidados que você deve ter com seu Midia kit
- Como divulgar o Midia Kit?
- Conclusão
1. O que é Midia Kit?
O Midia Kit (também chamado de media kit ou ainda kit de mídia) é um documento que veículos de comunicação criam e disponibilizam para seus anunciantes e interessados, visando demonstrar algumas informações importantes para esses anunciantes. Com essas informações em mãos eles poderão planejar melhor suas campanhas, entender quais tipos de anúncios poderão disponibilizar no veículo e ter uma estimativa de custos para a campanha que deseja divulgar.
Um bom Midia Kit para empresas de Digital Signage deve conter informações básicas como dados sobre a empresa dona do veículo, dados do público-alvo que o veículo atinge, tipos de informações que veicula e formatos e tempo de anúncios permitidos. Pode também apresentar informações mais aprofundadas sobre comportamento do público-alvo, como tempo de espera na frente das telas, tempo que as pessoas ficam olhando para as telas, preço de cada formato, estatísticas e preços por grade de horário (ex.: horários de pico), entre outras.
Dependendo da configuração do seu negócio você pode ainda considerar fazer um Midia Kit geral, com informações consolidadas sobre todas as suas telas ou ainda uma versão para cada grupo de telas, com as informações específicas para esses grupos. Por exemplo, se você trabalha com pontos em shoppings, supermercados e farmácias, você pode criar um Midia Kit específico para cada um desses grupos de pontos e ainda um quarto Midia Kit com informações consolidadas sobre todos eles.
2. Como fazer um Midia Kit?
Antes de fazer o Midia Kit vai ser necessário que você levante algumas informações importantes sobre as telas que você tem no seu negócio e pretende disponibilizar para os anunciantes.
A principais informações são:
- Cobertura: onde suas telas estão instaladas? Dependendo do tamanho do seu negócio pode ser que você tenha que informar em quais estados e cidades você opera pontos de exibição. Se seu negócio é mais localizado, você pode segmentar por regiões da cidade ou do estado.
- Formatos de Anúncios/Materiais: essa é uma informação importante para evitar problemas após a contratação. Que tipo de mídia o software da sua rede aceita? Você poderá exibir mídias em formato Full HD e HD, ou somente SD? Há algum limite para o tamanho do arquivo de mídia? Quais extensões você aceita? MP4, MOV, HTML5? Qual o tamanho para cada inserção? Múltiplos de 15 segundos? Múltiplos de 10 segundos? Tamanho livre?
- Estatísticas e dados de alcance: aqui o importante é demonstrar quantas pessoas as suas telas atingem. Talvez essa seja a informação mais crítica e difícil de se obter. Grandes redes optam por contratar empresas especializadas para fazer pesquisas detalhadas sobre o público atingido pelas telas. Você pode também contratar softwares e equipamentos próprios para medir a audiência que passa na frente de seus displays. Alguns negócios poderão derivar essas informações a partir de outras pesquisas já realizadas. Por exemplo, empresas que operam em shoppings podem utilizar as informações disponibilizadas pela administração do shopping no seu Mídia Kit. Em todos os casos é muito importante colocar a fonte da estatística apresentada e, acima de tudo, não mentir sobre seus números!
- Hábitos do público: essa não é uma informação muito comum por ser difícil de obter, mas pode trazer um grande diferencial para o seu Mídia Kit. Você pode apresentar hábitos do seu público como o tempo médio que eles ficam por perto ou que ficam olhando para a tela, a frequência diária com que passam pelas telas, hábitos de consumo, entre outras informações.
- Disponibilidade por grupos de pontos: se seu negócio trabalha com grupos de pontos diferentes, como por exemplo shoppings, supermercados e aeroportos, é importante que você coloque a disponibilidade de pontos de exibição em cada um desses grupos de pontos.
Além dessas informações que você precisará levantar também é importante que você coloque no seu Midia Kit informações sobre sua empresa e os conteúdos que você exibe para ajudar a convencer seu anunciante a comprar o seu espaço.
Capriche na hora de escrever sobre:
- História e informativo da empresa: coloque informações relevantes sobre sua empresa. Há quanto tempo vocês atuam nesse ramo? Em quais tipos de negócios vocês atuam além de Digital Signage? Inclua elementos que demonstrem a seriedade e qualidade do trabalho da sua empresa.
- Empresas de renome que anunciam na sua rede: se você conseguir autorização dos seus clientes para dizer no Midia Kit que eles anunciam com você isso poderá ajudar nas suas vendas. É o que chamamos de Prova Social. Se possível, colete o depoimento de alguns clientes contando os resultados que tiveram ao anunciar na sua rede.
- Dados sobre o mercado de Digital Signage / Digital out of Home: às vezes você poderá encontrar alguns anunciantes que ainda veem com desconfiança o mercado de Digital Signage e para isso é importante colocar algumas informações sobre o seu mercado, o resultado que as empresas têm obtido ao anunciar nesse tipo de mídia, as vantagens do Digital Signage / DOOH sobre outros formatos como a TV ou Rádio, etc. Veja: 4 motivos para você não reaproveitar comerciais de TV em sua rede de mídia digital out of home.
- Programação: quais são os conteúdos que você costuma passar nas telas da sua rede? Notícias de grandes portais, notícias de portais regionais, editoria própria de notícias, condições do trânsito, informações sobre o tempo, dados financeiros, serviços de utilidade pública, etc. Essa informação é importante para que o anunciante consiga entender o seu perfil editorial, algo que muitos anunciantes precisam saber antes de anunciar para terem certeza de que não estarão colocando propaganda ao lado de conteúdo de que não gostem ou com os quais não concordem.
- Diferenciais da sua Rede: que tipo de inovação ou diferencial sua rede traz? O que você tem de diferente para oferecer para seus anunciantes que possa ir além de só exibir os anúncios? Alguns exemplos seriam a integração com câmeras para mostrar anúncios diferentes conforme o perfil do público que está na frente da tela, utilização de QR code para o espectador ir para um site do seu anunciante, quiosques interativos que permitam que seus público interaja com a tela de alguma forma, entre outras coisas que possam oferecer uma experiência diferente do seu público com a marca do anunciante.
- Política de Garantia de Exibição: isso é muito importante! Como você vai garantir aos seus anunciantes que os anúncios deles estão sendo exibidos? Uma sugestão seria colocar prints dos relatórios de exibição do seu sistema de Digital Signage, prints do seu sistema de monitoramento das telas, além de uma explicação de como funcionará o envio desses relatórios: diário, semanal, mensal, ao fim do contrato, etc.
3. Colocar ou não colocar preço no seu Midia Kit?
Uma pergunta que pode surgir durante a criação do seu Midia Kit é se você deve ou não colocar o preço. Não há uma resposta correta para todos os casos.
Se você vai divulgar no seu site, colocar os preços pode afastar alguns leads antes mesmo de você conseguir falar com eles. Em contrapartida, quem entrar em contato com seu departamento comercial já tem uma ideia de preços e provavelmente tem verba suficiente para arcar com esses valores. Uma sugestão é começar colocando o Midia Kit no seu site sem os preços. Assim os leads terão que entrar em contato com seu departamento comercial baseando-se apenas no perfil da rede. Caso isso faça com que chegue muitos leads desqualificados e sobrecarregue sua equipe comercial, você pode alterar o Midia Kit que está no seu site e colocar os preços para ver se passa a chegar leads mais qualificados até seus vendedores. Já no Midia Kit que seu departamento comercial vai enviar para os clientes é primordial que vá junto os preços praticados. Uma ideia é produzí-lo usando o PowerPoint com o slide de preços pré-preenchido. Assim você orienta seus vendedores a colocarem os preços negociados e salvar em PDF para enviá-lo para o cliente.
4. O Visual do seu Midia Kit é muito importante!
Muito importante mesmo! Seu Midia Kit precisa ter um visual bonito. Deve trazer as cores da sua marca e imagens ilustrativas em harmonia. Um Midia Kit confuso ou com elementos “embolados” vai dizer mais contra do que a favor de você como empresa de mídia.
Se você não tem um bom designer à sua disposição procure por modelos de Midia Kit que você possa editar e colocar suas informações e identidade visual. Uma dica é enviar o resultado final para alguns colegas próximos para que possam opinar sobre a qualidade e a estética do seu material.
5. Cuidados que você deve ter com seu Midia kit
Como já falamos, o Midia Kit é um documento de suma importância para qualquer negócio que tenha na venda de publicidade a fonte de receita. Um documento tão importante deve ser feito com muita atenção e cuidado e você deve prestar atenção aos mínimos detalhes para que o resultado final seja impressionante. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas sobre cuidados que você deve ter na hora de produzir o seu Midia Kit.
Nunca mentir sobre seus números ou perfil do público
N.U.N.C.A! Primeiro por que é falta de ética e de profissionalismo. E eu poderia parar essa dica por aqui… O segundo problema ao mentir para seu anunciante é que se ele descobrir não vai mais anunciar na sua rede. E ele vai descobrir! Por que é muito fácil: ele pode fazer um rápido passeio pelos locais onde estão seus pontos de exibição e descobrir se o público condiz com os dados do seu Midia Kit. Mas mesmo que ele não descubra, se você falar que tem um público muito maior do que o que realmente tem, ele vai perceber a mentira na falta de resultados. Afinal, ele está anunciando em busca de um resultado que normalmente é vender mais. Se esse resultado não vem, não há dúvidas: o investimento na sua rede não vai continuar.
Consulte seus clientes antes de adicionar a marca deles
Você tem um grande anunciante na sua rede e colocar uma página do seu Midia Kit com a marca dele seria um reforço importante na hora de vender o espaço da sua rede, certo? Mas é imprescindível que você verifique com esse cliente se pode usar a marca dele no seu material. Se possível, peça a autorização por escrito.
Mantenha o Midia Kit sempre atualizado
Você produziu um Midia Kit super completo, enviou para vários leads, conquistou vários novos clientes e sua rede agora está crescendo muito. Muito bom! Mas não esqueça de voltar no seu Midia Kit e colocar as informações atualizadas: novos pontos, novas linhas de negócios, inovações e projetos especiais que você pode ofertar aos seus clientes, atualização na tabela de preços, novos telefones, novo endereço, etc. Se você disponibilizar o arquivo no seu site, lembre-se de sempre trocar o arquivo quando tiver uma nova versão dele. E lógico: seus vendedores devem trabalhar sempre com a versão mais atual.
6. Como divulgar o Midia Kit?
Depois de muito trabalho, horas de pesquisa e um investimento grande de tempo e/ou dinheiro na criação do seu Midia Kit, é necessário fazer com que seus anunciantes tenham acesso a ele, correto? Segue abaixo algumas sugestões para você divulgar essa importante ferramenta de vendas da sua empresa:
- Disponibilize no site da sua empresa: depois que concluir seu Midia Kit, exporte-o em formato PDF e coloque um link para ele no site da sua empresa. Se possível coloque o link no menu principal do site para deixar fácil de achar e em destaque.
- Imprima e leve nas suas visitas de venda: faça algumas (poucas) cópias impressas e encadernadas e leve nas suas visitas de vendas para deixar uma cópia com o cliente.
- Envie por e-mail para agências de publicidade: você provavelmente já tem algum relacionamento com as principais agências da sua região (e se não tem é bom começar a ter). Neste caso aproveite e envie para elas o seu Midia Kit por e-mail. Elas poderão ser um importante canal se tiverem as informações completas e corretas na hora de convencer o anunciante a contratar a sua rede.
- Divulgue nas suas redes sociais: divulgue o link para o download do PDF do seu Midia Kit nas suas redes sociais e nas redes sociais da empresa. Se você participa de grupos ligados a publicidade no Facebook e Linkedin envie o link para eles também. Grandes oportunidades podem surgir dessa divulgação.
- Divulgue na sua rede: em casa de ferreiro espeto tem que ser de ferro. Aproveite as telas da sua rede para divulgar o endereço do seu site, onde o usuário poderá baixar o seu Midia Kit (se você seguiu a primeira dica aí em cima).
7. Conclusão
E chegamos aqui ao final deste post guia. Espero que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas e que agora você consiga produzir um Midia kit completo e que te traga muitos clientes. Se surgir alguma dúvida para a qual a resposta não esteja neste post, peço que nos envie nos comentários abaixo e teremos o maior prazer em ajudar.
Quer saber ainda mais sobre a 4yousee? Explore nosso site: 4yousee.com.br
Quer ter o seu inventário na base de dados da 4yousee? Preencha nosso formulário!
Inscreva-se na nossa Newsletter: inscreva-se aqui e receba as últimas tendências e melhores práticas em mídia programática OOH diretamente em seu e-mail.
Compartilhe este Artigo: se achou este conteúdo útil, compartilhe com seus colegas e amigos.
[…] um guia para produzir seu Midia Kit? Veja nosso post O que é e como fazer um Midia Kit […]
[…] Fonte 1, Fonte 2 e Fonte 3 […]
[…] Fonte 1, Fonte 2 e Fonte 3 […]
[…] Fontes: 1, 2 e 3 […]
Excelentes dicas!
Obrigada!!