Mural digital: tudo o que você precisa saber
Um dos grandes desafios para uma empresa que está em busca de maior engajamento dos seus colaboradores, aumento da produtividade e, consequentemente, melhores resultados é ter uma comunicação interna eficiente.
Com toda a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil administrar o excesso de informações que recebemos diariamente. Isso pode gerar falhas na comunicação – nem sempre de forma intencional – que vão se desencadear em desentendimentos e problemas na rotina de trabalho.
Com o intuito de resolver esse problema, surgiu o famoso quadro de avisos, que todos nós conhecemos bem. Quadros grandes, fixados na parede, em locais com grande circulação de pessoas.
Muitos gestores já sabem que informar e educar por meio de newsletters, informativos ou murais estáticos não é mais uma estratégia efetiva. Na maioria das vezes esses instrumentos são simplesmente ignorados pelos funcionários.
Acontece que o mundo se modernizou a sua empresa pode estar ficando para trás. Você já parou para pensar como é que o seu simples quadro de avisos vai competir com o smartphone que seus colaboradores carregam para todos os lugares?
E mais, quanto maior a sua empresa, maior o número de murais espalhados pelo prédio. Maior o número de impressões realizadas para atualizar cada um desses murais e maior o esforço necessário para os profissionais encarregados realizarem as modificações.
A solução utiliza de recursos dinâmicos para chamar a atenção, isso faz com que o colaborador aprenda e se informe de forma mais proveitosa e, muitas vezes, até divertida.
O digital signage, ou sinalização digital, é uma das soluções mais inovadoras em comunicação para empresas.
O que é o mural digital?
O Mural Digital é uma ferramenta de comunicação que usa de múltiplos recursos com o intuito de transmitir informação, seja com texto, fotos, vídeos, gráficos ou vinhetas. O conteúdo é disponibilizado de acordo com a necessidade de cada público.
Sendo assim, trata-se de uma comunicação totalmente direcionada que visa transmitir conteúdo estratégico da empresa de forma acessível e que realmente chame a atenção dos colaboradores.
Todo o conteúdo é exibido em telas (geralmente monitores LFD profissionais) espalhadas em locais estratégicos na empresa, assim como o antigo quadro de avisos. Essas telas são conectadas a um equipamento (player digital) para que possam ser monitoradas em um sistema.
Em alguns sistemas, existe a possibilidade de disponibilizar conteúdo interativo para que atenda exatamente o que o colaborador está pesquisando no momento. Seja o calendário de eventos da empresa, notícias importantes ou até mesmo as atualizações de vendas ou acompanhamento de métricas.
Esses são apenas alguns dos conteúdos que podem fazer parte da programação de um mural digital, porém não são os únicos. Por meio de parcerias externas é possível incluir programas e conteúdos específicos para a empresa, além de informações úteis como a previsão do tempo, cotação do câmbio, trânsito, entre outros.
Mural digital e TV corporativa são a mesma coisa?
Talvez você também tenha ouvido falar de TV corporativa (ou também painel digital informativo) como uma solução para a comunicação na sua empresa e agora está se perguntando se é a mesma coisa que mural digital.
Praticamente sim! Em termos de estética, equipamentos e sistema não existe diferença alguma. De forma breve: o mural digital é uma estratégia mais focada e a TV corporativa mais ampla. E outra, não é incomum (ou errado) um ser chamado pelo nome do outro.
O mural digital é mais estático e mais direto, fornecendo informações internas da empresa e avisos que geralmente são de leitura rápida e linguagem fácil.
Já a TV corporativa funciona como um canal de televisão, que além de oferecer as mesmas informações, traz propagandas, conteúdos mais longos e até mesmo pequenos programas que sejam relevantes para o público.
Antes que você comece a se perguntar qual o melhor: não há! Tudo vai depender da estratégia que a sua empresa deseja adotar. Vale lembrar que talvez você possa utilizar as duas.
Por exemplo: instale o mural digital locais de passagem, como corredores. Isso porque o colaborador não vai ficar ali por muito tempo se interagindo com o conteúdo.
A TV corporativa, por outro lado, pode ser implantada em lanchonetes, refeitórios ou salas de descanso. O tempo de permanência nesses locais é maior, por isso entreter o colaborador é uma ótima maneira prender a sua atenção para o que está sendo transmitido na tela.
Benefícios do mural digital
Agora que você já sabe o que é um mural digital, vou apontar os benefícios que a solução pode trazer para a sua empresa. Lembrando que o mesmo vale para a TV Corporativa.
Sustentabilidade
Já parou pra pensar na quantidade de papel gasto para abastecer cada um dos quadros de avisos espalhados pela empresa? Utilizando o mural digital esse gasto pode chegar bem perto do zero.
Como o próprio nome já diz, todo o conteúdo é veiculado de forma digital e automática. Isso contribui fortemente com a economia, tanto na quantidade de papel (o meio ambiente agradece) como no valor pago pelas impressões realizadas.
Mais atrativo
Conforme questionado anteriormente, como o seu simples quadro de avisos pode concorrer com o smartphone do seu funcionário? 60% das pessoas afirmam que o conteúdo digital desperta mais atenção que os demais.
As campanhas e informações veiculadas no mural digital são mais visuais, por isso chamam a atenção de quem está próximo. Além de oferecer um conteúdo atual, interativo e relevante.
Ainda tem dúvida de qual deles vence essa batalha?
Atualizações em tempo real
Ninguém gosta de receber informações ultrapassadas, correto!? Utilizando um mural digital na sua empresa, as notícias e comunicados são transmitidas no momento em que elas ocorrem.
É possível utilizar integrações para fornecer atualizações de redes sociais, feeds de RSS, previsão do tempo, trânsito, entre outros.
Além disso, eventos que estão acontecendo na empresa nesse exato momento podem ser transmitidos em tempo real para os colaboradores envolvidos que não podem comparecer.
Interatividade
Telas responsivas já são parte do nosso dia a dia. Então por que não oferecer o mesmo recurso na sua empresa? As telas interativas, além de serem mais chamativas, se ajustam e respondem à individualidade de cada pessoa. Lembre-se a informação é mais valiosa quando é entregue no momento certo e para a pessoa certa!
Conteúdo variado
Ir além do texto é uma ótima estratégia de comunicação. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, que ouviu 1200 trabalhadores, 93% deles acreditam que a utilização de vídeos é fundamental para a comunicação interna.
Vídeos, fotos, gifs, vinhetas, entre outros. O conteúdo disponibilizado no seu mural digital só depende da criatividade.
Gestão simples e prática
Você deve estar pensando agora: o mural digital é tão completo e cheio de benefícios que deve ser extremamente complexo de gerenciar. Acertei!?
Com o software adequado, é possível monitorar todas as telas, segmentar e distribuir qual conteúdo deve ser veiculado em cada uma delas e até controlar o horário que vão ligar e desligar, mais uma vez contribuindo com o meio ambiente e reduzindo custos.
Vale ressaltar que toda a criação e gestão do conteúdo é realizada em um único computador conectado à internet. E não, você não precisa salvar tudo em um pen drive e distribuir em cada tela. É por isso que as telas são conectadas a um player, para receber todo o conteúdo em tempo real.
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Por que sua empresa deve investir no Mural Digital?
O mural digital é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no ramo corporativo. Isso porque é uma das soluções mais inovadoras e eficientes quando se trata de melhorar a comunicação interna na sua empresa.
É uma ferramenta dinâmica e informativa que possibilita direcionar a mensagem para os diferentes públicos que trabalham na empresa, chamando a atenção de todos e conectando seus interesses às estratégias previamente traçadas.
O painel digital informativo também age como um facilitador para os gestores. Isso porque permite que conteúdos relacionados a treinamentos e capacitação sejam transmitidos de forma bastante fácil e eficaz.
Além disso, este conteúdo pode ser acessado a qualquer momento, dispensando a necessidade de reunir todos em uma única sala. Caso o colaborador julgue necessário, ele pode revisá-lo, sem tomar o tempo do gestor ou responsável.
Com o mural digital fica mais fácil se comunicar com o colaborador. O funcionário se sente motivado quando está por dentro dos acontecimentos da empresa. Isso traz a sede por informação, o que faz o que ele se interesse cada vez mais pelo painel digital informativo e elimina aquelas broncas do tipo “você não leu na newsletter da semana?”.
Muitas vezes tomando um cafezinho ele pode aprender um pouco mais sobre diversas questões da empresa que afetam seu dia a dia e que são importantes para as metas e objetivos da própria corporação. Esse tempo livre se torna um momento produtivo e informativo de educação para os seus colaboradores.
O próprio formato do mural digital acaba impactando naturalmente, fazendo com que informações e conteúdos importantes sejam absorvidos mais facilmente. Com o painel digital informativo é possível integrar pessoas, efetivar ações e estreitar as relações, levando ao engajamento completo de diferentes colaboradores da empresa.
Você já pensou em adotar um Mural Digital para a sua empresa? Tem dúvidas de como essa ferramenta pode potencializar a comunicação interna? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência conosco!