Mídia Digital Indoor ou Outdoor: Qual modelo utilizar no meu negócio?
O mercado publicitário investe em diversos meios de comunicação, como TV Aberta, rádio, revista e jornal. Dentre eles, existe a mídia digital out of home (DOOH), um canal que pode ser encontrado em diferentes formatos, desde totens interativos via wi-fi à painéis de LED.
O sistema DOOH, além de estar em diversos dispositivos, também pode ser instalado em pontos de ônibus, shoppings, casas lotéricas e vários outros lugares.
Essa flexibilidade da mídia exterior permite o alcance maior de clientes para quem a adota. Por isso, é o canal de comunicação que mais cresce, responsável por um avanço de 26% no período de 2016.
Contudo, dentro do sistema DOOH, existem duas maneiras de veicular conteúdo: mídia digital indoor e mídia digital outdoor. Muitas pessoas ainda têm a ideia de que as duas são iguais ou se confundem sobre as suas utilidades.
Não conhecer as suas diferenças e benefícios pode prejudicar a estratégia do seu negócio, caso tenha escolhido a mídia menos adequada, uma vez que cada uma possui suas características próprias.
Pensando nisso, pontuamos as vantagens da mídia indoor e outdoor individualmente, confira:
Mídia Digital Indoor
A principal diferença entre a mídia indoor e a mídia outdoor é o local em que elas podem ser encontradas. Basicamente, a primeira é instalada dentro de aeroportos, casas lotéricas e outros lugares fechados. Enquanto a exterior é vista pelas ruas e estradas.
Com isso, cada uma atende à estratégias diferentes e, dessa forma, oferece vantagens distintas. Apesar da mídia indoor ser instalada em lugares com maior fluxo de pessoas, ela é utilizada para alcançar um público mais específico.
Ao atingir essa audiência mais segmentada, a chance de um retorno positivo aumenta, uma vez que a publicidade é direcionada para perfis que têm interesse no produto ou até já o consumiu. Propagandas de aluguéis de carros e hotéis em aeroportos, divulgar farmácias em consultórios são bons exemplos de estratégias da mídia indoor.
Os ambientes em que a mídia indoor é instalada são em sua maioria locais de espera forçada, como saguões de hotéis e recepções de consultórios. Consequentemente, para interagir, ou até mesmo por curiosidade, o público fica mais focado nas telas para assistir o conteúdo transmitido.
Apesar da publicidade estar investindo no digital cada vez mais, muitos anunciantes ainda preferem o impresso e, ao adotar a mídia indoor, ela cria um impacto maior no ambiente, já que existe menor concorrência.
A mídia indoor, além de ser eficiente e atraente, é uma boa alternativa para cidades que possuem uma restrição para outdoors e painéis de LED, como no caso de São Paulo com a Lei Cidade Limpa. A partir disso, muitas empresas estão optando por esse meio.
Mesmo que a mídia indoor traga vários benefícios para quem a adota, vale lembrar que a mídia outdoor pode atender melhor às necessidades de determinadas empresas. Dessa forma, veja a seguir um pouco melhor sobre esse outro meio de comunicação:
Mídia Digital Outdoor
Ao ler a palavra outdoor, muitas pessoas ainda interpretam que são apenas placas de grandes dimensões colocadas em avenidas e estradas. Mas, no caso da mídia outdoor, é todo tipo de publicidade colocada ao ar livre.
Placas digitais, totens informativos e projeções estão espalhadas por vários lugares da cidade e é pouco provável de não serem notadas. Nesse contexto, a mídia outdoor é responsável por criar um impacto e alcance maior de público.
Apesar de ser colocadas em lugares mais movimentados, não significa que ela são incapazes de segmentar a sua audiência. É possível decidir a quantidade de dispositivos e onde podem ser colocados.
Entre um bairro e outro, é perceptível que as preferências dos moradores variam, logo não são os mesmos estabelecimentos que frequentam. Pensando nisso, não seria eficaz e muito menos econômico uma loja de roupas espalhar por toda cidade várias propagandas para divulgar uma nova coleção se já tem um público bem definido.
A maioria das pessoas se deslocam por várias regiões da cidade para ir ao trabalho e, provavelmente, vão ver várias vezes na mesma semana o conteúdo de uma propaganda, reforçando, assim,o reconhecimento de marca.
Ao ver o mesmo conteúdo exibido na sinalização todos os dias, torna-se bastante cansativo para o público. Para isso, a mídia digital outdoor permite que programe diversos conteúdos em apenas uma atualização no software.
Dessa forma, o negócio que adota esse tipo de mídia acaba se tornando conhecido e podem até atrair clientes por recomendações de pessoas que viram em algum lugar a propaganda pelas ruas.
Investir em um desses meios de comunicação é uma maneira de trazer vários benefícios para o seu negócio, desde que tenha cautela e atenção na hora de escolher a mídia correta que consegue atender melhor.
Ainda em dúvida sobre qual mídia é mais adequada para o seu negócio?
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