Endomarketing: O que e Por quê?
Como o próprio nome já diz, o endomarketing é focado no público interno. O seu objetivo é cuidar das pessoas que fazem a empresa funcionar de forma estratégica, alinhada com a missão e visão da corporação, de modo a projetar ao cliente final o valor agregado nesses processos e colaboradores.
O que é Endomarketing?
Trazendo da administração o conceito de cliente interno, a aliança entre as disciplinas de Marketing e Recursos Humanos reúne esforços para o sucesso de cada colaborador, com o intuito de servir e impulsionar. A justificativa é clara, quando se conhece os efeitos transformadores da boa manutenção do clima organizacional. A influência da percepção dos funcionários em relação à empresa e o grau de satisfação com o trabalho são decisivos para a produtividade e a qualidade daquilo que chega ao mercado.
Por meio das ações de endomarketing, o diálogo é iniciado e a empresa tem a oportunidade de colocar em destaque os sentimentos da equipe, sentir suas dores e desenhar linhas de atuação em conjunto. É através destes movimentos que a cultura organizacional se torna realidade, alinhando os valores que devem ser vivenciados no ambiente corporativo e aumentar o estado geral de bem estar.
A investigação das necessidades, desejos e motivação das equipes deve ser feita de forma humanizada e minuciosa. Tudo isso com o intuito de melhorar a qualidade da relação entre os objetivos da empresa e as pessoas, conciliando os melhores interesses de ambos. Outro ponto importante é o acompanhamento dos impactos de cada ação, para além de controlar investimentos e efetividade, cultivar a parceria com as pessoas de forma saudável e com foco em longo prazo.
Por que trabalhar o endomarketing na sua empresa?
Os benefícios de promover ações de endomarketing possuem indicadores precisos, tais como: redução de turnover, retenção de talentos e time motivado. São alcançados em paralelo, marcos de valor intangível, como a melhoria da imagem da empresa no mercado, que afeta diretamente em seu valor – inclusive já em curto prazo. Mas de uma forma geral, as vantagens percebidas no clima cotidiano são mais intensas e subjetivas, relevantes por sustentarem a lealdade e engajamento das pessoas.
Frequentemente as organizações confundem este conceito com marketing institucional, perdendo o foco no colaborador, que é o centro de tudo. É necessário que os momentos de escuta sejam construídos com grande atenção e empatia. As empreitadas devem realmente construir vínculos, agradar, inspirar os colaboradores. A troca destes momentos é muito rica, e é em reuniões com colaboradores de diferentes áreas onde se conhecem as dores e se desenvolvem as melhores ideias. O comprometimento dos departamentos responsáveis deve garantir uma entrega “ganha-ganha” para as pessoas e para otimizar os resultados da empresa. Afinal, é indispensável a profundidade dessas ações, pois o endomarketing explora a reputação e autoridade da empresa diante os públicos – interno e externo.
Como desenvolver ações de Endomarketing?
Os exemplos de ações articuladas neste sentido são das mais diversas naturezas: abrangem de benefícios salariais à cor das paredes. Todos os pontos sensíveis de interação da sua marca com colaboradores devem ser avaliados como oportunidades, tudo comunica! Logo, novidades internas, eventos, brindes, atividades e outros ganham maiores proporções quando há intencionalidade nos fins desejados e sinergia com a essência da empresa.
A dica de ouro para se executar boas iniciativas de endomarketing é não desviar o olhar do colaborador. É ele quem vai levar o negócio mais longe, e deve ser visto como um e facilitador desta jornada e um embaixador entusiasmado com a empresa.
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Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre Clima e Cultura Organizacional para entender melhor como construir um ambiente propício para obter o melhor com seu capital humano e cultivar os hábitos de sucesso que são a essência da sua empresa.
Até breve!