Como vender mais com a Digital Out of Home durante a Pandemia
A Digital Out of Home, ou DOOH, é a mídia dos monitores e painéis de alta tecnologia localizados em pontos de alta circulação das cidades. Com a decadência de meios como a televisão e o rádio, o DOOH diferente desses, é inevitável e continua retendo a atenção do público.
Segundo Charles Schaefer, Diretor de Operações da 4YouSee, por mais que a pandemia restrinja a circulação urbana, os pontos de DOOH são uma opção para o comércio atrair a atenção dos consumidores em locais estratégicos. E é o pensamento coletivo que direciona essa oportunidade: ofereça informações úteis e confiáveis para ajudar.
Como funciona na prática e como usar como aliado nas estratégias de marketing?
As inserções em grandes avenidas, pontos de ônibus, supermercados e terminais rodoviários, por exemplo, são planejadas de forma análoga aos anúncios de televisão. Com a grande vantagem de não ser facilmente dispensada e desligada pelo público.
Vídeos e animações de curta duração trazem informações sobre o clima, trânsito e é claro, também anúncios. As campanhas DOOH são versáteis e podem atender a diversos propósitos, desde a conscientização sobre a marca, até ofertas específicas de preços e produtos.
Incluir o DOOH no seu planejamento de marketing certamente potencializará o alcance da sua comunicação. Com a personalização de local, horários e a atualização dinâmica dos conteúdos, os resultados são impressionantes.
Vale lembrar que as campanhas DOOH são excelentes meios crossmídia, ou seja, elas precisam se relacionar e estarem alinhadas com as redes sociais, site e outros canais que a sua empresa utilize. O importante é ter objetivos específicos para direcionar a audiência de forma clara!
Como o DOOH pode ser utilizado para manter os negócios durante a pandemia?
Em tempos de incertezas, o DOOH pode trazer esperança e manter as pessoas informadas ao mesmo tempo, de forma acolhedora e relevante. Confira duas tendências para conteúdos DOOH durante a pandemia:
Necessidade de Informação
Schaefer, ressalta: “informação é poder”. E as informações sobre o clima ou integração com serviços como Waze nunca perdem o seu valor e trazem benefícios imediatos para o público. Durante a pandemia do coronavírus, elas podem se estender aos cuidados com a saúde, boas práticas de higiene, conteúdos que trazem estatísticas e atualizações sobre serviços disponíveis.
A possibilidade de revisões imediatas ao conteúdo exibido nos pontos de DOOH são decisivas para oferecer dados dinâmicos e sensíveis ao tempo, mas certamente leva a uma melhor experiência para o público. Principalmente quando exibidas com assertividade e leveza, afinal, por mais importante que seja compartilharmos este tipo de informação, devemos nos atentar para não as tornarmos outro ponto de estresse.
É um grande desafio para os anunciantes manterem as pessoas interessadas, então oferecer conteúdo de qualidade é requisito importante para criar uma boa reputação e percepção de valor em torno da marca. E a visão do benefício coletivo é o que não podemos perder de vista neste momento.
Necessidade de Conexão
O isolamento social tem causado impactos significativos na saúde mental das pessoas, como você pode conferir em alguns dados que levantamos para a campanha do Janeiro Branco, Neste aspecto, os meios de comunicação se tornaram agentes indispensáveis para promover interações sociais.
Os usos de tecnologia foram direcionados principalmente para criar experiências que nos aproximam dos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. As restrições de viagens e encontros presenciais puseram em alta conta todos os serviços de videochamadas, como o Zoom, que teve um aumento superior a 150% (cento e cinquenta por cento) em suas ações de mercado em 2020.
Outro aspecto transformador para a indústria da comunicação sem dúvidas foi a intensificação massiva de produção de conteúdo online, principalmente para educação ou mesmo o surgimento de novos influenciadores.
Tendências e boas práticas de aplicação
De acordo com a consultoria McKinsey, o mercado de EAD (ensino à distância) lidera o crescimento no ramo de educação e explica como o YouTube pode ser considerado a “maior universidade brasileira”. Acerca dos novos influenciadores digitais, a tendência dos nano influenciadores (pessoas com maior relevância dentro de menor alcance, porém líderes de comunidades mais engajadas dentro das redes) é legitimada. O apelo a realidades mais próximas da população geral e a autenticidade em momento de vulnerabilidade coletiva garantem este sucesso.
Abordagens bem humoradas possuem grande aderência com o público brasileiro, então, não se esqueça da função de entretenimento do DOOH. Conteúdos que sejam capazes de aproximar as pessoas em torno de situações emocionantes de solidariedade, demonstrações de afeto ou mesmo que arranquem um sorriso são valiosos para o momento. O cuidado aqui é para não banalizar os acontecimentos, mas ainda sim, prezar pela conexão genuína com o espectador, através dos sentimentos de humanidade que nos unem.
Os conteúdos e informações devem ser articulados de forma leve e, quando possível, trazer esperança. É possível publicar curiosidades, boas notícias e muito mais. Com as soluções em DOOH, a imaginação é o limite. Trazer o recado de outras pessoas em vídeo pode ser interessante, bem como expressar solidariedade.
Como desenvolver uma campanha DOOH durante a pandemia?
Atento às tendências e diretrizes de grandes referências do mercado elencadas, levando em consideração os objetivos e posicionamentos da sua empresa durante o período, encontre autenticidade e uma mensagem que valha a pena ser difundida. Expresse hospitalidade, empatia e se coloque a serviço do seu público além dos interesses comerciais.
De acordo com a diretora de marketing (CMO) do Google, Yonca Dervişoğlu, as mudanças mapeadas para os próximos anos dentro do marketing foram aceleradas ao máximo e o papel persuasivo do marketing e publicidade devem dar espaço a orientar decisões ideais aos próprios consumidores. Além disso, as comunicações devem abarcar temas como diversidade e inclusão; ser otimistas e principalmente, fazer o bem.
Consolide seu conteúdo em coesão com o discurso de seus outros canais e avalie a reação do público. Estude as métricas das suas inserções DOOH por meio de plugins de fácil uso e valide a estratégia. Lembrando novamente que a agilidade do Digital Out of Home permite atualizações quase instantâneas, garantindo a clareza da sua campanha.
Quer saber mais sobre o assunto?
Confira mais sobre esta visão e como fica o DOOH em tempos de Covid-19 no vídeo completo do nosso diretor de operações, Charles Schaefer. A a 4YouSee também está à disposição para esclarecer dúvidas e mostrar todas as vantagens de anunciar em mídias DOOH para a sua empresa. Fale agora com um consultor!