Como o uso de displays digitais revolucionou o OOH
Como estratégia de vendas, o Mercado Livre aproveitou o hype do filme da Barbie e utilizou painéis interativos para fãs adquirirem looks inspirados no filme.
Gostaria de saber com o uso de displays digitais revolucionou o OOH (out of home)?
E melhor, gostaria de saber como uma simples estratégia no DOOH (digital out of home) pode mudar a realidade da sua empresa?
Então leia este artigo até o final, pois você verá ambos.
Publicidade OOH desde que o mundo é mundo
Se folhearmos os livros de história vamos encontrar diversas referências às mais diferentes formas de se anunciar ao ar livre: As inscrições pré-históricas nas cavernas, os hieróglifos egípcios nas paredes dos templos.
Logicamente o cartaz, da forma que hoje o conhecemos, só passou a existir quando se tornou viável a impressão sobre papel.
E assim que esta viabilidade se concretizou, a Igreja e o Estado passaram a utilizá-lo sob a forma de monopólio.
Ainda na Idade Média, o Estado divulgava seus feitos e a Igreja concedia indulgências através de seus outdoors.
De 1480 até 1820, o cartaz não era nada além de um texto tipográfico com uma vinheta. Em 1772, era tão grande a proliferação da propaganda que a profissão de colador foi regulamentada.
Em 28 de julho de 1791, o governo francês determinou que a impressão em preto e branco seria exclusiva para mensagens oficiais.
E existe até uma lei – datada de 16 de maio de 1818 – que tornava obrigatória a selagem de cada cartaz colado sobre os muros de Paris, de forma semelhante a nossa atual legislação.
Data de agosto de 1929, em São Paulo, a instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país!
Campanhas Icônicas utilizando displays digitais
Confira quais foram as principais campanhas de OOH dos últimos tempos:
Netflix: campanha com GIF animado
Já pensou você passeando pelo shopping, e de repente se depara com o personagem da sua série favorita interagindo com o seu momento?
Foi a ideia que a agência Ogilvy teve para divulgar os serviços da Netflix. Colocaram personagens do cinema e da televisão em cenas com frases icônicas no telão. Frases que interagiam com um momento específico. Genial!
Apolosophy e agência Akestam Holst
O anúncio foi sobre uma linha de cuidados para os cabelos em uma estação de metrô na Suécia. O que acontece quando estamos esperando o trem e dai ele vem com toda velocidade? O vento bate forte por entre nossos cabelos, certo?
E era exatamente isso que ocorria no telão. A cada vez que os vagões passavam os cabelos da mulher da propaganda voavam instantaneamente.
Bauducco: Dominando a avenida paulista com a campanha #biscoitoporbiscoito
A marca n°1 do Brasil de biscoito convocou todos os “biscoiteiros”-como são conhecidos aqueles que fazem de tudo para chamar a atenção nas redes sociais, para uma ação. Qual? Postar uma foto com seu biscoito preferido e marcar a Bauducco, no Instagram, Tik Tok ou Twitter.
E funcionou assim: as melhores publicações foram selecionadas e divulgadas em 22 painéis urbanos, na avenida paulista. E é claro, além do rosto do biscoiteiro, o seu arroba (@), também foi exposto. Será que o engajamento deles não cresceu?
Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o uso de displays no OOH (Out-of-Home):
- A introdução de displays digitais no OOH proporcionou maior flexibilidade na exibição de anúncios, permitindo atualizações em tempo real e mudanças de conteúdo de maneira mais eficiente. Através do 4yousee Manager, por exemplo, você pode gerenciar centenas de telas de maneira simples, confiável e eficaz
- Displays digitais oferecem a capacidade de exibir anúncios interativos, envolvendo o público de maneira mais profunda por meio de toques, gestos ou sensores.
- A medição de métricas em tempo real, como impressões e interações, é mais precisa em displays digitais, permitindo uma análise de desempenho mais eficaz.
- A flexibilidade dos displays digitais também possibilita a exibição de mensagens de emergência, imprevistas, informações úteis em situações de crises, ou eventos especiais.
- O OOH digital está em crescimento constante, com um aumento na adoção de displays digitais em áreas urbanas e em ambientes internos, como shopping centers e aeroportos.
- A integração de tecnologias como a realidade aumentada (AR) e a inteligência artificial (IA) está impulsionando ainda mais a inovação no OOH digital, oferecendo experiências mais imersivas aos consumidores e impactando positivamente no faturamento de diversos segmentos.
- A personalização e a contextualização de anúncios são mais acessíveis com displays digitais, permitindo que as marcas se conectem melhor com seu público.
Estratégia de Dooh para alavancar seus resultados
Se você viu a campanha da Bauducco citado neste blog, pode imaginar que estimular o público a interagir com uma ação é inteligente.
O case pode ser adaptado, só que fazendo uma chamada para adquirir um produto com código promocional, por exemplo.
Pode ser usado para trabalhar o branding como a Netflix fez. Para incentivar o público a interagir com a mídia – como o Mercado Livre fez (no início do blog).
Ou até mesmo fazendo o anúncio se conectar com o ambiente como a agência Akestam Holst fez.
Mas sabe o que todas essas empresas têm em comum? Independente se é uma campanha de branding ou venda, sabe o que fez a diferença no sucesso destes anúncios?
Conhecimento sobre o público!
Veja:
- A Apolosophy e agência Akestam Holst promoveram a campanha em locais onde o anúncio se conecta instantaneamente com o público
- A Bauducco selecionou a avenida paulista para promover sua campanha – por que boa parte do público que se conecta com esse tipo de anúncio, sem dúvidas passa pela avenida diariamente
- A Netflix escolheu exibir cenas icônicas de séries em shoppings e metrôs – locais de maior fluxo de pessoas.
A questão é que, nenhuma dessas campanhas funcionaria sem conhecimento sobre o público.
Imagine que você tem a missão de promover uma bolsa cor de rosa da marca X. Você é o responsável por gerenciar as campanhas, certo?
Agora, se você soubesse, por exemplo, que na Rua Frei Gaspar, Brigadeiro Faria Lima e na João Antonio mais de 85% do público é feminino, isso não seria vantajoso para sua campanha?
E mais! Além disso, você ainda consegue visualizar os horários de maior e menor fluxo, para que programe as campanhas nos horários estratégicos
(basicamente entender de forma profunda os hábitos de consumo, trajetória de por onde o público passa, e o que atrai atenção dessas pessoas).
Dessa forma, você pode programar para que sua campanha rode apenas nos painéis destes locais. Não há a menor dúvida de que seria certeiro.
Use o poder dos dados para construir estratégias certeiras no DOOH
Através do 4yousee Analytics, você tem acesso a dados valiosos sobre o seu público. E com esses dados você passa a tomar decisões estratégicas para suas campanhas de DOOH!
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