Como medir o sucesso das estratégias de sinalização digital
US$ 2,51 milhões em vendas.
Foi o resultado que a Coca-cola obteve durante as férias de inverno de 2022, somente nos EUA!
Buscando impulsionar as vendas de marcas icônicas, como Sprite, Seagram’s e Fresca, a Coca-Cola apostou em campanhas de sinalização digital para esse resultado.
Mas isso não é tudo, pois ainda obtiveram um retorno sobre o investimento 56% maior do que a média das campanhas de alimentos e bebidas da empresa.
E é por isso caro leitor, que neste artigo, exploraremos como medir o sucesso de sua estratégia de sinalização digital para maximizar os resultados de suas campanhas.
E claro, também veremos quais métricas foram fundamentais para a Coca-cola.
A importância da mensuração de resultados
A medição de resultados é uma etapa crucial em qualquer estratégia de sinalização digital.
Ao definir metas claras e mensuráveis, as empresas podem avaliar o impacto de suas campanhas e determinar se os objetivos foram alcançados.
Com base nas métricas e indicadores-chave, é possível identificar quais aspectos da estratégia estão funcionando bem e quais precisam ser ajustados.
Além disso, a medição de resultados permite que as empresas tenham uma visão precisa do retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas, auxiliando na alocação eficiente de recursos e no planejamento futuro.
Como a Coca-Cola mediu o sucesso das suas estratégias
Para medir o impacto de suas estratégias, a Coca-Cola utilizou dados que medem a eficácia do varejo exclusivo de locais nos EUA onde seus produtos são encontrados.
Como vimos, o retorno sobre o investimento foi 56% maior do que a média das campanhas de alimentos e bebidas da Coca-Cola.
Além disso, a campanha teve sucesso na conversão de novos clientes, com 8,2% dos compradores sendo novos nas marcas e 7,6% sendo novos na categoria.
A medição do impacto foi realizada por meio de um processo de três etapas:
- Exposição de anúncio DOOH capturada: dados de exposição coletados por meio de IDs de dispositivos móveis
- Exposição mapeada a cartões de fidelidade: compradores de cartões fidelidade encontrados expostos ao anúncio da Coca-Cola.
- Vendas atribuídas à exposição na mídia: total de vendas atribuíveis ao anúncio na mídia.
Agora, como você pode obter um resultado desse?
Através de uma plataforma ou ferramenta de análise personalizada, é possível rastrear, monitorar e analisar os dados de maneira eficiente, proporcionando dados valiosos sobre o desempenho das campanhas.
A capacidade de monitorar e compreender os dados de maneira confiável é um diferencial crucial para o sucesso das estratégias de sinalização digital.
Essas informações valiosas permitem que as empresas identifiquem padrões, compreendam o impacto de suas campanhas e ajustem suas abordagens conforme necessário, garantindo que suas mensagens alcancem o público certo, na hora certa e no local certo.
Além disso, dados estatísticos sobre seu público como tráfego de pessoas no local, comportamento de compra, conversões, entre outros, são fundamentais para a tomada de decisão.
Vamos a um exemplo?
Imagine duas lojas de uma mesma franquia: Loja A e loja B.
Com uma plataforma de análise de dados percebemos que a loja A tem mais pessoas passando em frente, e também recebe um número significativamente maior de visitantes em comparação com a loja B.
No entanto, apesar do maior tráfego de pessoas na loja A, a loja B registra um volume de vendas superior.
Normalmente pensaríamos que a loja A precisa aumentar o movimento de visitantes para que as vendas aumentem também …
E é aí que o acesso aos dados faz toda a diferença!
Como? Bem, através da plataforma de análise de dados logo identificamos que possivelmente a loja A não tem uma equipe de vendas tão qualificada como a loja B.
E este é um simples exemplo de apenas 1 dos insights que podem ser gerados quando temos métricas assertivas em mãos.
Percebe o quanto esses dados podem ser valiosos para uma campanha bem sucedida?
Métricas-chave para medir o sucesso de suas estratégias de sinalização digital
Existem diversas métricas-chave que podem ser utilizadas para medir o sucesso das campanhas de sinalização digital. Algumas das principais incluem:
- Taxa de Conversão: Avalia quantos espectadores da sinalização realizaram uma ação desejada após serem expostos ao conteúdo, como entrar na loja, fazer uma compra ou preencher um formulário.
- CPM (Custo por mil impressões): Essa métrica permite analisar o custo por mil pessoas impactadas pelos seus anúncios, o que possibilita avaliar, por exemplo, qual ponto é mais caro ou mais barato de anunciar.
- Volume de Impacto por localização: Se a sinalização digital estiver em diversos locais, essa métrica mostra quais locais têm maior volume de impacto do anúncio na audiência.
- Frequência de impacto por localização: Essa métrica mostra quantas vezes sua audiência foi impactada em média pelos seus anúncios em cada local.
- Perfil demográfico: Permite analisar os diferentes grupos demográficos que são impactados pelos seus anúncios, proporcionando insights valiosos para campanhas segmentadas.
- Horários de maior fluxo de pessoas no local: Os horários de maior e menor fluxo de pessoas nos locais pode ser um indicador chave que te mostre quando colocar os anúncios e quando tirá-los.
Lembrando que a escolha das métricas dependerá dos objetivos da estratégia de sinalização digital e do tipo de interação que se espera do público
A combinação dessas métricas fornecerá uma visão mais completa do desempenho e do impacto da sinalização digital na estratégia de comunicação.
O melhor caminho para que tenha as principais métricas na palma da mão
Imagine ter acesso a uma poderosa ferramenta de análise de dados que permite medir, monitorar e otimizar suas campanhas de sinalização digital de forma eficiente e precisa.
Bem, através do 4yousee Analytics isso é possível.
Desenvolvido para atender às necessidades específicas do setor de Varejo e mídia OOH, o 4yousee Analytics garante apoio à tomada de decisões a partir da coleta e análise de dados de interação da audiência para que seja possível articular estratégias de maneira precisa e assertiva.
Se você quer saber mais sobre como você pode medir com precisão suas estratégias de sinalização digital, fale agora com um especialista e conheça o 4yousee Analytics.