Como implementar uma estratégia de mídia indoor
Você sabia que, ao incluir as telas digitais de mídia indoor na sua estratégia de marketing, é possível atingir consumidores um terço mais focados? De acordo com um estudo da Outdoor Media Center (OMC), quando as pessoas estão fora de casa, elas ficam 33% mais alertas aos estímulos e mensagens que recebem.
De fato, há muitas vantagens em apostar na mídia indoor, principalmente com a utilização do digital signage, ou sinalização digital. Além de ser uma boa isca para fisgar o consumidor mais atento, as telas de LED utilizadas para a veiculação das mensagens podem ser fixadas em diferentes locais de consumo, como restaurantes, academias, salões de beleza e lan houses, o que é essencial para a segmentação de uma ação e para garantir maior penetração no target.
Outro benefício é que o tempo de visualização dos painéis digitais varia de um a quatro minutos e a quantidade de inserções pode chegar a 60 vezes diárias por tela, dependendo da estratégia adotada. Isso garante a permanência da sua marca na mente do consumidor com um aumento de até 90% do share of mind.
Conheça agora os tipos de mídia indoor que podem ser utilizados nas suas campanhas e como aplicá-las nas ações de marketing com mais eficiência e resultados:
Pontos de espera
Veicular mídia em locais onde há pontos de espera forçada, como filas, recepções e elevadores, é uma maneira de ter um impacto mais qualificado e atingir um maior número de pessoas.Por meio das telas de LED, você insere informações relevantes sobre produtos e serviços da empresa, notícias rápidas, cotações, previsão do tempo e outros conteúdos contextualizados com o seu negócio, como uma espécie de TV corporativa.
O objetivo deste tipo de ação é causar uma boa impressão oferecendo informações de interesse para o consumidor, o que valoriza a sua marca ainda mais.
Pontos de venda
Deixar sua marca em evidência durante o momento de decisão de compra do consumidor, ou seja, no ponto de venda, pode ser o diferencial para incentivar o cliente a fechar a compra. Esta estratégia pode ser aplicada de duas formas:
A primeira é para melhorar e orientar a experiência de consumo, oferecendo informações sobre produtos e serviços disponíveis nas gôndolas ou divulgando outras mercadorias que se relacionam com o produto que o cliente está procurando. O interessante é que, por meio de ações como esta, é possível saber quanto o volume de vendas de um determinado produto aumentou após sua promoção nas telas.
A segunda aplicação é para segmentar o target de cada campanha, veiculando sua marca em outros locais em que seu público costuma frequentar. Na hora de traçar o planejamento de mídia indoor, faça uma pesquisa dos hábitos dos seus consumidores e depois um mapeamento para encontrar os locais mais frequentados por ele, como academias, bares, restaurantes ou lojas de departamento.
Sinalização digital em veículos
O público que utiliza o transporte público já é alvo de muitas ações de marketing por meio das telas digitais. Geralmente as mensagens veiculadas em painéis instalados em ônibus, trens, metrôs e até táxis são transmitidas em um circuito simples, de forma randômica.
No entanto, quanto mais dinâmica for a veiculação, maior será sua taxa de captura de audiência. Nestes casos, a melhor solução é integrar tecnologia georreferenciada, via GPS, para direcionar as mensagens de uma campanha para o público certo e no momento certo.
Uma programação específica é determinada de acordo com a área geográfica por onde a tela está passando. Dessa forma, os passageiros recebem informações relevantes — como próxima parada ou dados turísticos do local — bem como anúncios de negócios locais, que podem atrair a atenção do público quando os clientes estiverem passando no seu bairro.
Aplicando as estratégias
Depois de estudar seu público e encontrar os pontos mais estratégicos para veicular suas peças de mídia indoor, o próximo passo é contar com um sistema com TVs e displays digitais e um software que ofereça gestão de conteúdo de digital signage. O gerenciamento será feito por um sistema via web, onde você determina as informações que quer veicular, como anúncios, propaganda institucional, informações sobre eventos, e pode utilizar ainda a tecnologia de georreferenciamento.
Contar com este tipo de ferramenta tecnológica é importante para garantir campanhas mais segmentadas e que demandem uma maior frequência de impacto. Você quer experimentar as soluções do digital signage no seu negócio? Deixe o seu comentário!