Como entender onde anunciar minha campanha OOH?
O sucesso de uma campanha OOH depende da escolha inteligente dos locais de exibição.
Por isso que neste artigo exploraremos como entender onde anunciar sua campanha OOH com base em dados reais de audiência …
E como o 4yousee Analytics pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo.
Isso fará com que seja simples criar estratégias de OOH
Toda estrutura forte e firme possui bases sólidas, concorda?
Da mesma forma é para o mundo do OOH. As estratégias mais eficientes são construídas em cima de uma base sólida.
Que base é essa? Conhecer a audiência.
É simples. Uma vez que você conhece quem é o seu público, você pode personalizar suas campanhas para que o impacto seja maior.
Por exemplo: alguns dos dados que você visualiza dentro do 4yousee Analytics é a faixa etária do público, gênero e classe de renda.
“O que isso influência em minhas estratégias?”, você pergunta. Bem, o poder desses dados vai além do que se pode imaginar. É claro, se souber como utilizá-los:
- Você pode identificar que 60% do público que passa por um determinado painel seja da classe de renda A e B — e adaptar para que os anúncios veiculados nele seja correspondente a essa classe;
- Ou então você pode identificar que em 3 painéis, mais de 75% do público que é impactado pelos anúncios são mulheres — e em seguida rodar anúncios que mostrem mais produtos femininos neles.
Qual seria o impacto desses dados em suas estratégias?
Se você já conseguiu imaginar a dimensão disso e delirar com as possibilidades, certamente concluiu que o céu é o limite quando se trata de estratégia orientada a dados no OOH.
Mas claro, isso é só o começo, pois agora vamos partir para…
O que diferencia as melhores empresas de Mídia OOH das demais
O próximo passo com certeza é: compreender o comportamento da sua audiência.
Afinal, compreendê-los é essencial para estar um passo à frente sempre.
Este passo que dá o norte para criar um roteiro inteligente de OOH e entregar resultados grandiosos para seus clientes.
Exemplo: se você sabe a frequência com que a sua audiência é impactada pelos anúncios em diferentes painéis, isso te proporciona uma visão mais ampla das suas estratégias.
E se está se perguntando “O 4yousee Analytics também mostra a frequência de impacto? E por local?”, a resposta é um grande e sonoro sim!
Então, se você consegue ver o volume de impactos e a frequência de impacto nos locais, você pode:
- Construir um roteiro com os locais que possuem maior frequência e impacto — visando potencializar os resultados das campanhas;
- Ou até mesmo, sugerir roteiros relevantes e análises de audiência prévias para seus potenciais clientes.
Lista de métricas importantes para uma campanha de OOH
Observação: a taxa de conversão, por exemplo, de quantas pessoas visitaram uma loja após serem expostas ao anúncio no outdoor, pode ser medida no 4yousee Analytics caso também tenha os sensores no ponto de venda.
Exemplo: O restaurante X possui uma unidade no Shopping Morumbi em São Paulo. Durante a campanha DOOH, o 4yousee Analytics vai medir a quantidade de pessoas impactadas em diferentes painéis nas ruas.
E supondo que o restaurante tenha os sensores do 4yousee Analytics, iremos saber também o percentual de visitas que o local recebeu após o público da cidade ser exposto a campanha.
- CPM (Custo por mil impressões): Essa métrica permite analisar o custo por mil pessoas impactadas pelos seus anúncios, o que possibilita avaliar, por exemplo, qual ponto é mais caro ou mais barato de anunciar.
- Volume de Impacto por localização: Se a sinalização digital estiver em diversos locais, essa métrica mostra quais locais têm maior volume de impacto do anúncio na audiência.
- Frequência de impacto por localização: Essa métrica mostra quantas vezes sua audiência foi impactada em média pelos seus anúncios em cada local.
- Perfil do seu público: Permite analisar os diferentes grupos demográficos que são impactados pelos seus anúncios, proporcionando insights valiosos para campanhas segmentadas.
- Horários de maior fluxo de pessoas no local: Os horários de maior e menor fluxo de pessoas nos locais pode ser um indicador chave que te mostre quando colocar os anúncios e quando tirá-los.
E é claro, viabilizar o cálculo do ROI (retorno sobre o investimento) de suas campanhas.
Sabendo disso, vamos entender onde anunciar sua campanha de OOH
Com o que já apresentamos até aqui, você provavelmente deve ter ligado os pontos e entendido a importância dos dados para determinar…
Como escolher onde anunciar, de maneira estratégica.
Então, vamos a algumas lições valiosas para te orientar na construção da sua estratégia de local:
1. Considere os objetivos do anunciante;
2. Observe os dados demográficos da audiência nos locais — se eles demonstram percentuais altos de classe, idade e/ou gênero, pode ser interessante adaptar suas campanhas de acordo;
Distribuição por gênero de pessoas impactadas em um local específico no 4yousee Analytics
3. Observe o volume de impacto e frequência nos locais;
Volume de impactos e frequência em um ponto de mídia específico
4. Correlacionar o máximo de dados possíveis — quantos mais dados tiver em mãos para adotar uma nova estratégia ou aprimorá-la, melhor!
5. Conte com o 4yousee Analytics para orientar sua tomada de decisão
Se você quer impressionar seus potenciais clientes na hora da venda e comprovar resultados com precisão ao longo da parceria, o 4yousee Analytics é mais do que essencial.
Quer levar o poder dos dados para suas estratégias? Entenda mais sobre o 4yousee Analytics aqui.
Ou se preferir fale com um especialista.