OOH e Retail Media: 5 Formas de Potencializar Sua Estratégia
Hoje, o Retail Media é muito associado com o ambiente digital, mas ele não se limita a isso.
Com as estratégias certas, é possível alcançar o público do varejo com mídia OOH também.
Com um grande aumento da concorrência e da fragmentação do público, as marcas precisam apostar em táticas diferentes para atrair a atenção dos consumidores. E aí entra o Retail Media no OOH (Out-of-home), que pode ser definido como publicidade em espaços externos de comércio, como lojas, pontos de venda e shoppings.
Mas, para que o Retail Media seja bem-sucedido, é muito importante adotar algumas medidas para garantir a eficiência da publicidade e a sua capacidade de gerar resultados para a marca.
Confira a seguir 5 formas de melhorar o Retail Media no OOH:
1. Invista em localização estratégica
Um dos principais fatores que influenciam a eficácia do OOH é a sua localização. É importante que os pontos de venda de Retail Media sejam bem visíveis e estejam localizados em áreas com alto tráfego de pedestres ou de carros. É fundamental fazer uma análise detalhada do público-alvo, a fim de identificar os melhores lugares para estabelecer a publicidade.
Para garantir a eficiência da localização, uma boa opção é utilizar a ferramenta 4yousee Analytics Lite. Ela fornece dados sobre o entorno da área próximo à tela, o que pode ser muito útil na hora de direcionar a campanha.
2. Utilize dados para segmentar seu público
Uma das principais vantagens do Retail Media é a sua capacidade de segmentar o público e direcionar as mensagens mais adequadas para cada grupo de consumidores, em cada segmento do varejo. Para isso, é fundamental que a marca faça uma análise detalhada dos dados do seu público-alvo para identificar seus interesses, hábitos de consumo e necessidades.
A plataforma 4yousee Analytics Lite pode ajudar nesta tarefa, já que ela oferece uma visão detalhada do público-alvo da marca. A partir de dados como: classe social, sexo e idade, é possível criar mensagens mais direcionadas e eficientes para o público.
3. Adote uma abordagem criativa
Para se destacar na paisagem urbana e principalmente no concorrido mundo do varejo, é fundamental que o Retail Media apresente uma abordagem criativa e inovadora, que chame a atenção do público.
Sabendo as características do seu público, fica muito mais fácil ser criativo.
4. Mensure seus resultados
Para garantir que o investimento em Retail Media esteja gerando resultados para a marca, é muito importante fazer uma análise dos dados de desempenho da campanha, por exemplo: acompanhar informações sobre a audiência, como perfil dos consumidores, tempo de exposição à publicidade, engajamento e outros fatores.
E fica ainda mais fácil caso esses resultados e dados estiverem centralizados em uma plataforma, fáceis de serem acessados e interpretados.
5. Monitore sua concorrência
Para se destacar no mercado de Retail Media de OOH, é fundamental estar sempre atento às ações da concorrência e compreender como elas estão se posicionando no mercado. É importante monitorar as estratégias utilizadas, identificar pontos fortes e fracos e buscar alternativas que possam diferenciar a marca no mercado.
Conclusão
O Retail Media no OOH é uma excelente opção para marcas que querem se destacar no mercado e atingir novos públicos.
Com o auxílio das ferramentas de análise de dados, é possível fazer escolhas mais assertivas e otimizar a estratégia de marketing da marca.
Se você ainda não colocou em prática estas dicas, conte com a nossa plataforma 4yousee Analytics Lite para buscar insights, informações assertivas e centralizadas sobre o seu público-alvo e os arredores das telas em que a campanha está veiculada e revolucione a forma de criar suas campanhas e aumentar seu ROI.