Aproveite todas as oportunidades da Black Friday com Digital Signage e DOOH
A 4yousee é sua parceira na hora de garantir sucesso absoluto da Black Friday do seu negócio com DOOH, Digital Signage e marketing digital
Aproveite todas as oportunidades da Black Friday com Digital Signage e DOOH
A Black Friday é uma data cada vez mais estratégica para o varejo. A data tradicionalmente americana já foi consolidada no comportamento de consumo do público brasileiro como um momento de oportunidade, principalmente para itens de alto alto ticket.
Nós justificamos com 5 motivos fortes para esta data não passar batido no seu calendário, você irá se surpreender com os números impressionantes!
Não deixe de conferir ainda a nossa checklist exclusiva ao final deste post, para transformar a data em um pico de vendas poderoso para o seu negócio.
1. A Black Friday tem mais consumidores que o Natal
Enquanto 45% das pessoas se declaram a fazer compras no Natal, 69% dos consumidores estão de olho nas promoções da Black Friday, ou seja, você pode estar deixando de faturar alto por não planejar estratégias extras para a data.
Apenas 15% das pessoas usam a Black Friday para presentes, contra 92% no Natal, ou seja, o ticket médio das vendas feitas na data tendem a ser bem mais altos que as vendas de Natal.
Esta é a hora de ampliar suas ofertas e intensificar o relacionamento com o seu cliente! Crie antecipação: publique artes com ênfase total em descontos com porcentagem agressivas e seja claro ao comunicar “Black Friday” que agrega toda a atmosfera eletrizante da data, despertando curiosidade e interesse.
Conheça já os templates de Black Friday no 4yousee Designer!
2. Trabalhe todo o Storytelling da Black Friday
A Black Friday é uma data de presença cultural cada vez mais forte em todos os países. E isso deve ser utilizado em favor do seu negócio já: a data se tornou um símbolo que dispara o gatilho de oportunidade imperdível na mente de todo mundo.
Explore todo imaginário em torno desta ideia e adapte a comunicação à sua estratégia comercial: Black Week, Black November, Cyber Monday…
Traga a o universo da sua marca para o clima desta época e engaje muito mais clientes com promoções contextualizadas! Vale de tudo para customizar a data e tornar a experiência com a sua marca inesquecível.
Por exemplo, nós da 4yousee podemos desenvolver uma campanha de “Green Friday“, slogan para “dar o Play na Black Friday“, e o que mais a criatividade permitir!
3. Aposte em Canais de Alta Conversão
É indispensável, para qualquer empresa atualmente, trabalhar a sua presença e autoridade online. Todavia, fatores como atualizações dos sistemas operacionais e de algoritmo das redes sociais estão aumentando em muito os custos de leads e anúncios. Principalmente, nas datas comerciais.
Diversifique os esforços entre o ambiente competitivo das redes sociais e outras abordagens através de SMS, rádio e Digital Signage. Em especial, a comunicação em telas é uma excelente aliada para explicar descontos condicionais e literalmente, trazem os clientes para a sua porta!
Crie uma base de dados com os resultados de cada campanha na sua empresa para sempre respaldar as melhores decisões. O 4yousee Analytics pode ser um produto perfeito para a ocasião, consulte já um de nossos especialistas, clicando aqui!
4. Ofereça Descontos Reais e Definitivos
Para mais de 70% das pessoas os preços e condições de pagamento são decisivos na decisão de compra. E não se esqueça: só há objeção quando há interesse! Por isso, se programe junto aos seus fornecedores e parceiros para oferecer boas promoções nesta data.
O mais importante é criar condições que realmente tenham valor para o cliente. Desenvolva boas descrições do que você está ofertando: métodos de pagamento, descontos, características técnicas do produto, depoimentos e garantias.
Esteja à prova de práticas que trazem má fama como a alta de preços para criar porcentagens de descontos mentirosos e comunique isso com gráficos de preços regulares comparados ao da data em suas telas: seja na loja ou em DOOH.
5. Fidelize e se Conecte com o Cliente
A taxa de recompra na Black Friday do ano passado atingiu a marca de 9,8% segundo relatório da Social Miner. Isso significa um crescimento de 4,7x em 2021 comparado à 2020.
As projeções continuam indicando taxas de crescimento aceleradas e além do retorno em vendas, a Black Friday também é uma ótima oportunidade para colher cadastros. As altas variam de acordo com o setor, no caso de eletrônicos, atingiu 256% durante a data, liderando as estatísticas.
Aproveite para estreitar o relacionamento: através de contatos com ofertas direcionadas para cada cliente e peça feedbacks para melhorar o seu negócio
Conte com a 4yousee para sua melhor Black Friday! Confira abaixo a nossa lista de pontos super importantes para o sucesso da sua campanha:
17 pontos para checar: a Checklist da Black Friday
- Começar pelo objetivo: reduzir estoques, atingir novos clientes, aumento de receita, não abrir concorrência, etc.
- Sondar o maior interesse dos clientes em termos de incentivo de compra
- Se alinhar com fornecedores e parceiros com antecedência para obter boas condições nos itens certos
- Definir um benefício específico para cada ação: desconto, frete grátis, combo, etc.
- Criar jornadas de compra específicas para as ações, por exemplo: funcionamento das compras em live shops
- Preparar estrutura para mais atendimentos e vendas durante o período
- Criar mecanismos específicos para abandono de carrinho, uma vez que ele chega a impressionantes 65% durante a data
- Organizar testes para garantir que está tudo ok
- Criar campanhas de antecipação para aquecer a sua audiência
- Não se esquecer de comunicar a sua marca na Black Friday, é mais que uma data: é como o seu negócio cria essa experiência para o cliente
- Criar planos de contingência no caso de situações como queda do site, sistema de pagamentos fora do ar
- Acompanhar de perto as transações feitas por cartões de crédito, é comum que na Black Friday, pelo comportamento fora de padrão dos clientes, as compras sejam suspensas
- Certificar de clarear pontos importantes como: prazo de entrega, política de devolução e aplicação dos descontos
- Aproveitar a ocasião para atualizar os dados dos seus clientes e as preferências de contato deles
- Fazer um pós venda estratégico que fideliza e ajuda a entender as dores dos clientes
- Arquivar seus resultados para discutir melhorias e acompanhar as variações ao longo dos anos
- Estudar também as ações dos concorrentes para se inspirar para a próxima
E aí, preparado para fazer uma Black Friday épica?
Não deixe de nos dar feedbacks em nossos canais e ótimas vendas!
Até mais, com conhecimentos da nossa empresa para a sua!