6 formas de segmentar a comunicação da sua empresa
A segmentação da comunicação da sua empresa é fundamental para atingir aos diversos públicos-alvo, uma vez que cada grupo de clientes tem hábitos de consumo particulares e bem definidos. Para chegar até o cliente final, você deve utilizar o canal de comunicação certo, aquele que vai atingi-lo em cheio, conquistando sua credibilidade e atenção para sempre.
Existem diversas maneiras de segmentar a comunicação da sua empresa, mas hoje focaremos nos canais de comunicação que você pode utilizar para atrair e reter o seu cliente o mais rápido possível, levando-o a uma ação imediata em relação aos seus produtos ou serviços. Confira!
Material impresso
Toda empresa deve ter um bom portfólio de materiais impressos para divulgação tanto da marca quanto dos produtos e serviços. Esse tipo de material é essencial para que o cliente leve sua empresa para casa e possa refletir sobre futuras aquisições. Tendo um material de alta qualidade em mãos, ele poderá verificar com mais cuidado e tomar uma decisão de compra mais consciente e segura.
Representantes
Se você vende produtos que podem ser distribuídos por representantes, nada melhor do que escolher boas pessoas para levar a sua marca além da sua localização. Busque profissionais com certa experiência de mercado e treine-os para conhecer a sua empresa, produtos e serviços a fundo. Uma boa conversa pode fechar muitas vendas.
Feiras e exposições
Participar de eventos do seu segmento de atuação também é uma forma de atingir seu mercado-alvo e ainda estabelecer muitos contatos profissionais. Ótimas parcerias podem sair da participação de feiras e eventos setoriais, aumentando suas chances de expansão.
Internet
Com as facilidades que a internet oferece, é imprescindível para qualquer empresa segmentar a comunicação focando uma parte dos seus investimentos neste recurso. A relação custo-benefício é o maior atrativo deste tipo de comunicação, além da facilidade de se mensurar os resultados quase em tempo real.
Digital Signage
Tendência que ganha cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das empresas, o digital signage é a disponibilização de publicidade, merchandising e outros recursos de comunicação com o público em TVs e displays digitais, os quais são alocados em locais estratégicos, como pontos de venda, ambientes com grande circulação de pessoas e em pontos de espera, como filas de ônibus e consultórios médicos.
Mídia georreferenciada
Novidade no mercado, a mídia georreferenciada traz uma inovação que poucas pessoas acreditavam ser possível. Ao disponibilizar telas digitais em veículos, a mídia que é transmitida é selecionada de acordo com a localização do veículo, aproximando ainda mais o cliente da compra. Com a mídia georreferenciada, você pode investir em anúncios mais precisos, que chamem o cliente à ação e que tragam resultados mais efetivos para a sua empresa.
Toda vez que você pensar em como segmentar a comunicação da sua empresa, não se esqueça de duas coisas: existe uma comunicação interna — que se refere aos funcionários — e uma comunicação, externa, que trata dos diversos públicos que se relacionam com o seu empreendimento. A partir desta separação, você tem milhares de opções para atingir cada um dos públicos segmentados, basta escolher a melhor solução em comunicação para cada um deles.
Ainda tem alguma dúvida sobre como segmentar bem a comunicação da sua empresa? Deixe um comentário e continue acompanhando nosso blog!