10 tendências de comunicação para ficar de olho
A comunicação com os diversos públicos é a chave para uma empresa mais conectada com as tendências de mercado e mais preparada para as demandas dos consumidores. Por isso, estar por dentro das novidades do mundo da comunicação é fundamental para ficar à frente da concorrência e surpreender os clientes. Sabendo disso, selecionamos 10 tendências de comunicação para você ficar de olho e já ir se preparando. Que tal?
As marcas são as grandes criadoras de conteúdo
Essa tendência vem se delineando nos últimos anos, mas daqui para a frente deve se acelerar como nunca. As marcas passarão de um estado agressivo com a mídia de massa para uma comunicação mais aberta e de duas vias com os clientes e consumidores, produzindo conteúdos realmente relevantes para as pessoas.
Curadoria digital
A curadoria digital é outro segmento que promete se expandir nos próximos meses (e a tecnologia já vem se atualizando para isso — como é o caso do Big Data), pois a criação de conteúdo vai se tornar tão grande que será preciso utilizar softwares e sistemas para fazerem a curadoria de tanta informação e conhecimento ao mesmo tempo.
Digital signage no Android
As empresas nunca pensaram estar tão próximas dos seus públicos-alvo, mas o digital signage no sistema Android veio mostrar que isso é possível. Promove não só a interação entre marca e consumidor, mas também o direcionamento de campanhas personalizadas e exclusivas por meio de tecnologias inovadoras.
Conteúdo com essência
Mais do que informação, a criação de conteúdo deverá ter uma essência, um objetivo maior do que simplesmente vender. Atrair e reter pessoas será um desafio vencido por meio de estratégias mais criativas e menos onerosas para as empresas.
Mensuração de resultados
O foco das tecnologias no que se refere à comunicação estará na criação e no desenvolvimento de plataformas que facilitem a mensuração de resultados de comunicação — um desafio que persiste nesse meio profissional e que tem sido arduamente estudado.
Maior segmentação
Estamos rapidamente caminhando para a sociedade do “eu”, em que os produtos e serviços estão cada dia mais personalizados, respeitando as crenças, culturas e gostos de cada pessoa, sem interferir nos meios de produção e prestação de serviços. Customização é a chave.
Colaboração online
Os ambientes colaborativos estão em alta e tudo indica que nos próximos anos vão ser ainda mais importantes, tanto para as empresas quanto para as pessoas. Criar e compartilhar conhecimento passará a ser mais importante do que concorrer e fazer benchmarking, criando assim um mercado mais maduro e preparado para atender às demandas dos clientes.
Storytelling
Envolver as pessoas por meio de histórias que tragam valores, conceitos e uma nova visão de mundo também se delineia como uma tendência para a área de comunicação. Percebe-se que as pessoas estão mais abertas a aprender por meio da narrativa, com histórias relevantes, que agreguem valor e tragam algo a refletir. As empresas têm estado cada vez mais interessadas nesta nova maneira de entreter e atrair os consumidores, que estão mais receptivos com esse tipo de ação.
Marketing digital como processo
Até o momento, o marketing digital vem sendo visto como uma tática de atração e retenção de pessoas, mas ele passará para um patamar ainda mais ousado: será um contexto, um ambiente onde o público está inserido. Estará, portanto, cada dia mais integrado à vida das pessoas, de maneira cada vez menos invasiva e mais pessoal.
Mídia on-life
A mídia on-life já está conquistando seu espaço e tem crescimento certo para os próximos anos. As pessoas não estão mais tão receptivas à publicidade em massa, têm voltado sua atenção para mídias mais criativas, com um aspecto minimalista, discreto, que não faça alardes.
A comunicação cresce na medida em que as pessoas mudam suas maneiras de ser e observar as marcas. Para ser um sucesso nesse caminho, é preciso estar atento a essas inovações da comunicação e começar a planejar o crescimento da sua empresa na mesma linha, com os mesmos preceitos, não se esquecendo de monitorar suas ações o tempo todo. E vai que no meio do caminho você descobre uma novidade que não listamos aqui? Só não se esqueça de compartilhá-la conosco depois! Enquanto isso, comente ou tire suas dúvidas sobre sua tendência preferida desse top 10!